Cultivo de eucalipto e seus benefícios

Essa atividade não exige solos férteis, o que atrai ainda mais os produtores

   

O cultivo de eucalipto, quando bem sucedido, traz vários benefícios para o bolso do produtor rural e também para o meio ambiente. Isso porque o rápido crescimento, a uniformidade da lenha e a maior capacidade de conversão de carbono em biomassa garantem um retorno financeiro positivo. Além disso, esse cultivo se mostra uma atividade sustentável que gera empregos e renda.

O eucalipto se mostra mais vantajoso se comparado a outras espécies, pois, devido ao seu rápido crescimento em curto prazo, ele é capaz de atender grandes demandas energéticas. Essa atividade não entra em disputa com outras culturas que necessitam de mais adubação e não exige solos férteis, o que atrai ainda mais os produtores. Outra vantagem é que o eucalipto, mesmo depois de cortado, ainda brota por mais duas vezes, em um ciclo que dura 15 anos.

O eucalipto conta com a facilidade de poder ser plantado em propriedades rurais de qualquer tamanho, ficando a cargo do produtor definir a área que será destinada ao cultivo. Sendo assim, ele deve escolher a variedade de muda a ser plantada de acordo com sua finalidade, pois a produção de eucalipto pode ser destinada ao fornecimento de toras para serraria, lâminas, mourões, lenha e carvão, entre outros. Ele deve levar em conta também o clima e o tipo de solo da região onde fará seu cultivo.

Muitos produtores ainda acreditam no mito de que o eucalipto consome grande parte da água existente no terreno, causando impactos negativos em rios e lençóis freáticos. No entanto, impactos negativos são consequência apenas de um mau manejo da plantação, caso o reflorestamento seja mal conduzido, o que tornará o cultivo improdutivo. Para o sucesso da produção é preciso que haja um planejamento das operações silviculturais, começando pela escolha da área a ser cultivada, seleção das espécies e manutenção adequada dos povoamentos.

Um cuidado que os produtores de eucalipto devem ter é em relação às formigas-cortadeiras. O controle dessas formigas deve ser feito ainda na fase antecedente à implantação e, também, na etapa inicial do cultivo das árvores. Essas etapas dizem respeito aos períodos após a limpeza do solo, que é quando se tem a facilidade de localizar os formigueiros, sendo mais eficiente o combate aos ninhos.

O controle químico deve ser feito com sulfluramida, o princípio ativo que apresenta o melhor resultado no combate às formigas-cortadeiras. Ele conta com a vantagem de ter baixa toxicidade a humanos, mamíferos, aves e peixes. Além disso, ele começa a controlar o formigueiro em até 48 horas após sua aplicação. De uso localizado, ele age por ingestão e paralisa a ação dos insetos invasores.

Para fornecer mais informações a respeito do cultivo de eucalipto, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedades. O curso conta com orientações a respeito da escolha da área para a plantação, da aquisição de mudas, da preparação da área, entre outras. Leia também nosso artigo Saiba como escolher a área para plantação de eucalipto.

Beatriz Lazia 29-05-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.