Peixes Ornamentais: saiba como iniciar uma criação

A criação de peixes ornamentais cresceu muito nos últimos anos, tornando-se uma excelente opção de negócio dentro da aquicultura. Pense bem; são peixes que têm preços mais elevados do que os produzidos para consumo, necessitam de menos espaço para serem criados, e se reproduzem mais rápido.  A maioria das espécies vem de águas tropicais, e o Brasil é um país privilegiado nesse sentido.

Para quem deseja iniciar uma criação, existem algumas regras fundamentais para o êxito do negócio.

  1. Escolha a espécie que melhor se adapte ao clima de sua região;
  2. Tenha consciência de suas pretensões comerciais e de manejo. Os peixes da família dos Poecilídeos, como os platis, espadas, molinésias e os populares guppies são de fácil manejo, porém, mais baratos. Espécies como os discos ou acará-discos necessitam de mais cuidados. São peixes mais caros, consequentemente mais lucrativos;
  3. Verifique se a espécie escolhida é de fácil comercialização. Isso é muito importante;
  4. Pesquise antes de comprar os peixes. Adquira-os de criatórios com boa reputação;
  5. Escolha matrizes jovens, saudáveis e de boa linhagem;
  6. Existem várias opções de estrutura: tanques externos de alvenaria ou escavados, aquários e também caixas plásticas. Opte por aquela que melhor se enquadre ao seu orçamento e espaço disponível.

De acordo com o professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, do curso Produção de Peixes Ornamentais elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o conhecimento técnico e de manejo é uma importante ferramenta para o sucesso do criatório.

 


Cláudio Alfenas 16-08-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.