Principais sistemas de criação de frango e galinha caipiras

Os melhores sistemas para criação de aves são: sistema extensivo, sistema semi-intensivo e sistema intensivo

 

O frango ou a galinha caipira são aves nativas que não passaram por melhoramento genético e que apresentam baixa produtividade. Em geral, o objetivo da criação dessas aves é o abastecimento do grupo familiar, com a eventual venda do excedente. Por isso, na maioria das vezes, essa criação não visa a grandes lucros. No entanto, já existem no mercado linhagens caipiras melhoradas ou mesmo raças puras, que podem ser criadas em uma produção direcionada para a obtenção de retorno financeiro.

Sendo assim, veremos a seguir quais são os sistemas de criação onde essas aves devem ser produzidas. São eles: sistema extensivo, sistema semi-intensivo e sistema intensivo.

Sistema extensivo

É um sistema de produção onde as aves são criadas soltas e alimentadas em regime de pastejo ou pelo fornecimento de verde picado. Esse sistema tem como objetivos principais o aproveitamento de espaços ociosos dentro da propriedade, além da obtenção de carne e de ovos de boa qualidade para consumo familiar, a comercialização do excedente da produção (a preços maiores do que os produtos industriais), a diversificação das atividades na propriedade rural e a produção e comercialização de pintinhos de raça.

Dentro do conceito caipira, o sistema extensivo é o que oferece as melhores condições para se criar galinhas, pois as aves podem ficar completamente soltas no pasto. Além disso, pode-se dispor de galpões para abrigá-las à noite, sendo esta uma medida de maior controle sobre as aves, por oferecer abrigo da chuva e de predadores, principalmente nos primeiros dias de vida. Nesse sistema, em geral, as aves de ambos os sexos podem ser criadas soltas, em grupos de até 10 aves.

Sistema semi-intensivo

Este sistema requer maiores recursos em insumos e de manejo, como programas de vacinação, ração balanceada, piquetes, poleiros entre outros, pois é voltado para a obtenção de lucros. Além disso, é necessário um galpão, para que a as aves possam se abrigar. A fim de reduzir os custos, o pecuarista pode utilizar, na construção do galpão, restos e sobras de materiais já existentes na propriedade.

O sistema semi-intensivo é o mais indicado para a criação de frangos e de galinhas caipiras e sua principal característica é a mescla da criação em galpão com a criação solta, utilizando-se para isso piquetes. O manejo de criação neste sistema é mais sofisticado, com a utilização de programas de vacinações, rações balanceadas, piquetes e gaiolas para pastejo. Na incubação, são utilizados métodos artificiais (incubadoras) para a chocagem dos ovos.

Sistema intensivo

Esse sistema se assemelha muito com a criação industrial, onde se deve fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento das aves. Nele as aves são criadas em galpões por todo o ciclo de produção, ou seja, em confinamento total, desde um dia de vida até o dia do abate. Por isso, é essencial que o lote seja mantido saudável e a cama sempre em condições adequadas, sempre seca e na altura ideal e utilizando sempre material apropriado.

Deve-se evitar introduzir uma densidade maior do que a capacidade do galpão; equipamentos como bebedouros, comedouros e ventiladores devem ser em número suficiente para atender às necessidades ideais de manejo; deve-se realizar o controle de pragas e de doenças bem como o programa de vacinação. Estas são medidas que garantem uma boa produtividade nesse sistema de criação.

Para mais informações, consulte o curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Luiz Fernando Teixeira Albino, que orienta a respeito das instalações e equipamentos para a criação, planejamento da produção, raças mais indicadas, sistemas de criação entre outros. Leia também nosso outro artigo Raças mais indicadas para criação de frangos e galinhas caipiras.

Beatriz Lazia 24-08-2012

Deixe um Comentário

Comentários

CARLOS ANTONIO DE SOUZA OLIVEIRA

13-03-2021

Cuido de 100 galinhas poedeiras no sistema Caipira, gostaria de mais informações de manejo e alimentação.

Resposta do Portal Agropecuário

25-03-2021

Olá, Carlos

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Ryan lucas

21-08-2020

quem é o autor desta matéria e qual o ano de publicação

Resposta do Portal Agropecuário

03-09-2020

Olá, Ryan!

Informamos que a autora é a Beatriz e o ano 2012.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa