Produção de milhos especiais

Excelente forma de aumentar o rendimento e a lucratividade do plantio de milho

 

As lavouras de milho podem ser classificadas de acordo com a quantidade de insumos utilizada. Os insumos considerados são as sementes, os fertilizantes, os produtos químicos e a água. O percentual do custo da semente em relação ao custo total para a produção de um hectare de milho pode aumentar, quanto menor for a quantidade de insumos utilizada. Desta forma, o custo das sementes pode representar até 40% do valor total necessário para plantar um hectare de milho.

Para trabalhar com campo de sementes, é fundamental que o agricultor entenda como a planta de milho se reproduz e, a partir desse conhecimento, manter a qualidade dos grãos da semente produzida. A partir do trabalho de seleção, muitas vezes, pode-se até melhorar a sua qualidade.

Durante o plantio, duas operações são realizadas simultaneamente: a semeadura e a adubação de plantio. O planejamento do plantio é muito importante para que o produtor tenha sucesso e aproveite a melhor época para o desenvolvimento da planta. Não se pode esquecer que o plantio determina o início do desenvolvimento da planta e, se não for efetuado de forma correta, todo o processo será comprometido, podendo obter sementes de baixa qualidade.

O primeiro passo no planejamento é definir qual variedade será utilizada no campo. Antes de receber as sementes, o produtor deve reservar um local limpo, arejado, livre de insetos e ratos e que esteja ao abrigo das intempéries, como a chuva e o sol, para armazená-la até o dia do plantio.

Tanto para a produção de sementes de milho como para a produção de grãos, a adubação é realizada em duas etapas: adubação de plantio (correção do solo e adubação de plantio) e adubação em cobertura, depois que o milho já germinou.

Pensando em auxiliar os produtores rurais, o CPT - Centro de Produção Técnicas elaborou o Curso Produção de Milhos Especiais. Neste curso, o produtor receberá informações a respeito de plantio, correção e adubação, tratos culturais, seleção de plantas, entre outras. O coordenador do curso, Glauco Vieira Miranda orienta que todos os tratos culturais que envolvem a lavoura de produção de grãos devem ser observados com mais cuidado no campo de sementes, como o controle de plantas daninhas, irrigação, e adubação de cobertura.

Beatriz Lazia 13-01-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.