Como produzir Biodiesel

O biodiesel pode ser produzido para consumo próprio, na fazenda, por meio do processo do craqueamento e das microusinas de produção

Como produzir biodiesel em sua fazenda

O biodiesel, desde a promulgação da lei nº 11.097 de janeiro de 2005, faz parte da matriz energética do Brasil. Os incentivos do governo para a produção do mesmo, juntamente com a participação dos pesquisadores, tem feito com que esse combustível ganhe cada vez mais espaço na produção brasileira, tendo várias possibilidades de oleaginosas como matéria-prima, entre outras alternativas.

O biocombustível pode ser usado em motores ciclo diesel, na sua forma pura ou misturado com diesel de petróleo, em diversas proporções, sem a necessidade de qualquer modificação nos motores.

A importância de se introduzir o biodiesel na nossa matriz energética é baseada em fatores econômicos, sociais e ambientais. Como fator econômico, o biodiesel desponta como uma alternativa concreta para o consumo interno e diminuição da nossa dependência do mercado de petróleo. Há também a possibilidade de que o Brasil entre no negócio de exportação de biocombustíveis para o mundo.

Substituir derivados do petróleo por agrícolas também leva a um aumento na geração de emprego que, consequentemente, ficará no campo. Isso levará à diminuição do êxodo rural, fixando o homem no campo e, com isso, diminuindo a pressão nos grandes centros urbanos.

Na questão ambiental, considera-se que é devolvido à atmosfera somente aquilo que a planta retirou no momento do seu crescimento, ou seja, é estabelecido um ciclo fechado de carbono, pois a planta absorve o CO2 enquanto cresce, e esse é liberado quando ocorre a queima do biodiesel no motor. Assim, há diminuição da poluição atmosférica e do seu consequente efeito estufa.

No curso "Produção de Biodiesel na Fazenda" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra como é possível produzir biodiesel para uso próprio, de maneira segura e econômica, utilizando o processo do craqueamento.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A produção de biodiesel pelo craqueamento apresenta-se como uma excelente alternativa para utilização em propriedades agrícolas, em regiões isoladas, principalmente porque o craqueamento é um processo bastante simples, não necessitando da adição de outros materiais, como álcool, para que ocorra o processo. Além disso, a microusina é uma estrutura relativamente de baixo custo e permite a produção em pequena escala, com volume de produção diária de 500 l de diesel. Dessa forma, o agricultor ou pequenas comunidades, também podem produzir combustível para uso próprio.

Texto de : Clara Peron

http://www.youtube.com/watch?v=vNVLjftAnSQ

Portal Agropecuário 21-05-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.