Saiba como deve ser a higienização de um pequeno abatedouro de frangos

Todas as pessoas que se propõem a trabalhar com alimentos e com abatedouro de frangos devem ter em mente que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade

O avanço da avicultura alternativa tem aberto espaço para a implantação de abatedouro de frangos de pequeno porte

abatedouro de frangos

Todas as pessoas que se propõem a trabalhar com alimentos e com abatedouro de frangos devem ter em mente que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade, pois a contaminação dos alimentos pode pôr fim à produtividade e à credibilidade do produtor aviário. Sendo assim, a qualidade final de um alimento depende de práticas higiênicas eficazes em cada etapa da cadeia alimentar, ou seja, desde a criação, na granja, até a mesa do consumidor.

Ao adquirir a matéria-prima, o produtor deve estar consciente desse fato, pois, se ela já chega à indústria com a qualidade comprometida, não adiantará manter técnicas rigorosas de higiene e de processamento, uma vez que o produto final será de baixa de qualidade, tornando-se assim um investimento em vão.

Aqueles que trabalham com abatedouro de frangos devem saber que a manipulação dos frangos de forma higiênica durante todo o processo é fundamental. Na indústria, existem algumas normas de higiene que devem ser seguidas rigorosamente, em todos os compartimentos do abatedouro, bem como nas suas dependências externas a fim de que nenhuma área seja foco de contaminação.

Em poucas palavras, é fácil resumir a importância da higienização, sendo suas finalidades: evitar danos à saúde do consumidor e reduzir o risco de perda do produto. Além da higienização, existem alguns outros fatores que também asseguram qualidade ao produto, que são a limpeza, a desinfecção, a sanitização, a assepsia e a esterilização. Faremos um breve resumo de cada um desses conceitos.

Higienização: responsável por eliminar os riscos de transmissão de agentes causadores de doenças e reduzir ao mínimo a contaminação por agentes deteriorantes, por meio de simples limpeza.

Limpeza: remoção de resíduos macroscópicos de alimentos, de sujidades, ou de outro material, feita através de simples lavagem, raspagem ou varredura.

Desinfecção: complemento para a limpeza, que é necessário em alguns casos; é a eliminação de microrganismos patogênicos, os quais, quando presentes em um ambiente, poderão causar mau cheiro, ou até mesmo transmissão de doenças aos seres humanos.

Sanitização: é a redução do número de microrganismos em níveis toleráveis, ou mesmo a eliminação deles, por processos físicos e químicos adequados do equipamento, de forma que não seja prejudicial ao alimento que será processado.

Assepsia: é uma ação preventiva para evitar a contaminação ou retorno de microrganismos; utilizada após a esterilização ou a desinfecção.

Esterilização: é obtida quando se consegue fazer a eliminação de todas as formas de microrganismos em um dado ambiente, equipamento ou utensílio, por meio de processos físicos ou químicos. Nesses casos, o vapor é muito utilizado, pois é de baixo custo e muito eficiente.

Para obter mais informações, consulte o Curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Luiz Fernando Teixeira Albino. Além de abordar o tema da higienização, o curso aborda também questões como manutenção das instalações e equipamentos, dimensionamento do abatedouro, manejo pré-abate, técnicas de abate, entre outros. Leia também nosso outro artigo Saiba como montar um pequeno abatedouro de frangos.

Beatriz Lazia 26-09-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.