Técnicas para Produzir mais Bezerros

Uma pecuária de corte rentável só é possível quando o pecuarista consegue produzir um bezerro, ao ano, por vaca

A reprodução é um fator limitante de grande importância na eficiência da produção de bovinos de corte. Como a duração da gestação restringe a safra a um bezerro por ano, a falha na concepção de vacas na estação de monta, ou mesmo em propriedades onde essa estratégia reprodutiva não é adotada, representa um grande potencial de perda na taxa de natalidade.

A redução do período de anestro pós-parto, o aumento das taxas de concepção na primeira cobertura, a redução das perdas embrionárias e a diminuição da ocorrência de doenças são todos fatores que contribuem para aumentar a safra anual de bezerros e reduzir os prejuízos financeiros.

A eficiência reprodutiva de um rebanho é prejudicada, principalmente, pelo anestro prolongado no pós-parto que contribui para o longo intervalo entre partos. A amamentação e a nutrição são dois fatores críticos que afetam a duração e o início dos ciclos estrais pós-partos.

Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva, é necessário intensificar o melhoramento genético do rebanho, procurando a organização das atividades, permitindo seu melhor controle. Por outro lado, em termos de manejo reprodutivo, podemos afirmar que um dos aspectos fundamentais para tornar a pecuária de corte rentável é a adoção da estação de monta. Também será preciso cuidar da nutrição, da sanidade, e da influência da amamentação sobre a fertilidade, entre outros detalhes.

No curso "Técnicas para Produzir mais Bezerros" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas as técnicas de manejo reprodutivo para aumentar a taxa de natalidade e eficiência produtiva da atividade.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A reprodução é um fator de grande importância na produção de bovinos de corte. Assim, devemos combater as possíveis falhas de concepção das vacas durante a estação de monta. A nutrição e a amamentação vêm sendo as principais causas do anestro pós-parto. Mas, não podemos esquecer de um outro fator importante, que é o elo entre vaca e bezerro. Sabendo disso, podemos utilizar métodos de manejo viáveis ao criador, que resultarão em aumento da produtividade. No entanto, a eficiência de cada método vai depender da disponibilidade de forragem e do estado nutricional das vacas e novilhas.

Patrícia Tristão 14-07-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.