Administração da pequena empresa rural

O empreendedor rural precisa buscar conhecimentos e apoio gerencial para otimizar a rentabilidade de seu negócio

A gestão das pequenas propriedades rurais guarda semelhanças com pequenos empreendimentos urbanos, ou seja, o empresário tem funções múltiplas, é sempre o primeiro a chegar e o último a sair do trabalho. No entanto, no agronegócio, as condições climáticas têm grande influência na rentabilidade, assim como os conhecimentos tecnológicos, administrativos e de mercado do gestor. Isso tem condenado boa parte dos pequenos empreendimentos rurais ao fracasso. Assim, o sítio é vendido ou se torna local de lazer do proprietário. Pode, ainda, se estabelecer a situação de subsistência, isto é, produzir o mínimo para garantir as despesas.

O primeiro passo no sentido de mudar esse paradigma é o gerenciamento. Gerenciar e fazer evoluir o negócio agropecuário é saber medir, de forma real e objetiva, os resultados alcançados e, a partir desses dados, verificar o que precisa ser mudado na busca por maior eficiência. A avaliação da eficiência produtiva e da rentabilidade do empreendimento rural é feita por meio de diversos parâmetros, também chamados de índices, calculados com base em dados registrados sobre o desempenho da atividade e comparados com metas pré-estabelecidas ou com outros valores de referência.

Quanto mais informações sobre a atividade melhor, elas devem ser entendidas pelo produtor como um insumo tão importante quanto às demais que utiliza no manejo do seu rebanho ou no cultivo de suas plantações.

No curso Administração da Pequena Empresa Rural elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas - você verá que, a partir de conceitos gerenciais, tecnológicos e comerciais, um pequeno sítio é capaz de propiciar retorno financeiro compatível com o investimento e o trabalho do proprietário. Leia também nosso outro artigo Planejamento estratégico de propriedades rurais.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Tendo como base a cafeicultura e as atividades a ela associadas, o proprietário tira, além do sustento de sua família, os recursos necessários para investir e manter seu negócio em expansão e prover reservas de recursos para o futuro. Para isso, são estudados os principais preceitos do Sítio Jatobá, com base em conceitos tecnológicos e de gestão reconhecidos. Não deixe de conferir o vídeo abaixo e ter uma prévia do que o curso abordará!

Patrícia Tristão 30-05-2011 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.