Paraná pode suspender vacinação contra aftosa em maio

O MAPA decidiu antecipar a suspensão da vacinação contra aftosa, no Paraná, para maio de 2019

Paraná pode suspender vacinação contra aftosa em maio PA

“A febre aftosa acomete rebanhos bovinos e bubalinos em todo o mundo, com perdas à pecuária em escala gigantesca. A doença é transmitida no contato direto com animais contaminados e por vetores móveis. No Brasil, graças a programas de controle e monitoramento da aftosa, a doença não mais acomete bovinos e bubalinos criados no país”, afirma Alexandre Lúcio Bizinoto, professor do Curso CPT a Distância e Online Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte.

Não é mera coincidência que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a suspensão da vacinação contra aftosa no Paraná. Segundo divulgado pela Organização das Cooperativas do Paraná, o MAPA decidiu antecipar a suspensão para maio de 2019. A autorização estava programada para o primeiro semestre de 2021. Entretanto, como os paranaenses mostraram ótimos resultados como região livre de aftosa, tal decisão foi tomada.

Representantes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, que constituem o Bloco V, junto ao Paraná, apoiaram a medida na 2ª Reunião do Bloco V do PNEFA - Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. A autorização é embasada em normas e regulamentos, que impactam no controle do ingresso de bovinos e bubalinos no estado.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Brasil possui rebanho zebu com alta carga genética."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 08-05-2019 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.