Como fazer o planejamento estratégico em sua pequena empresa rural

É fundamental que o produtor rural faça um planejamento com bases em informações sólidas Antes de mais nada, é importante que o produtor rural tenha consciência das falhas mais comuns quando se trata de planejamento estratégico em sua empresa rural

Estratégias para ajudar o empresário a ter sucesso com sua empresa rural

  empresa rural

Antes de mais nada, é importante que o produtor rural tenha consciência das falhas mais comuns quando se trata de planejamento estratégico em sua empresa rural. Existem muitos fatores que limitam o gerenciamento das propriedades rurais, um dos principais deles é a ausência de um planejamento das atividades a serem executadas na fazenda ou no sítio.

Uma das causas desse problema é o fato de o empresário rural, muitas vezes, deixar-se levar pela intuição e pelas possibilidades que lhe parecem ser mais fáceis e perceptíveis. Uma boa estratégia é observar o que o dono da propriedade ao lado da sua está fazendo, pois pode ser um bom sinal de que a atividade é lucrativa. Mas faça isso se questionando se é mesmo um bom investimento, averiguando se o vizinho está realmente obtendo lucros.

Caso a fazenda ou o sítio seja adquirido de outro produtor, é importante que o novo proprietário procure saber o que o anterior fazia, se é interessante continuar com as mesmas práticas. Além disso, é necessário buscar saber se existe um mercado consumidor constituído e quais foram as razões que levaram o antigo dono a vender a propriedade.

Estas visões, entre outras, facilitam o planejamento das atividades e sempre contam com grande dose de responsabilibade pela maioria dos fracassos de propriedades rurais como empreendimento com fins lucrativos.

É fundamental que o produtor rural faça um planejamento com bases em informações sólidas para  definir qual será a atividade principal do empreendimento rural. Assim, ele reduzirá as chances de fracasso. O primeiro passo é o ato de conhecer as características ambientais do local, tendo o solo como elemento estratificador de ambientes.

Outra questão importante é levar em conta as vantagens competitivas dos seu negócio, definindo os pontos fortes e também os possíveis pontos fracos, definindo, com base nisso, as ações que deverão ser implementadas, tornando assim o empreendimento sustentável.

Para obter informações complementares, consulte outro artigo a respeito do tema administração rural. Mas, caso você queira se aprofundar no assunto, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Administração da Pequena Empresa Rural para auxiliar os pequenos produtores.

Beatriz Lazia 12-12-2011 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.