Dicas de como reduzir os gastos com energia elétrica na zona rural

A utilização de energia elétrica, no meio rural, tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que tem contribuído para o desenvolvimento do setor.

É necessário fazer uso adequado da energia elétrica, produzindo da mesma maneira e com menor custo de consumo

  Energia elétrica

A utilização de energia elétrica, no meio rural, tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que tem contribuído para o desenvolvimento do setor. No entanto, podemos constatar que um grande número de consumidores rurais podem adotar técnicas simples, que visem à redução do custo da energia elétrica. Nesse sentido, a busca por um uso eficiente da energia e a consequente redução de custo estão associadas ao conhecimento das opções tarifárias, às técnicas de redução de custo nas residências, ao uso eficiente dos motores elétricos, entre outros.

Daremos algumas dicas de como os proprietários rurais podem diminuir os gastos destinados à energia elétrica, podendo destiná-los a outros investimentos.

Como reduzir os custos da energia elétrica nas residências

Os donos de fazendas, sítios ou pequenos pedaços de terra podem reduzir custos gerados pela energia elétrica, em suas residências, a partir de sistemas de aquecimento de água, com sistemas de iluminação e sistemas de uso de eletrodomésticos em geral.

No caso do consumo de água quente, por exemplo, no uso de chuveiros elétricos, é possível obter consideráveis reduções de consumo. Os chuveiros elétricos consomem muita energia, sendo responsáveis, em muitos casos, por 30% ou mais do consumo em uma residência. Medidas, como redução, ao mínimo possível, do tempo nos banhos, desligar o chuveiro quando estiver ensaboando, usar o chuveiro sempre que possível na posição "verão", podem contribuir para a redução dos gastos com o chuveiro elétrico.

Em se tratando de energia solar, por ela estar presente em praticamente todas as regiões habitadas do mundo, é uma solução, tanto para fornecimento de eletricidade como para aquecimento de água. A utilização de sistemas solares para aquecimento de água pode substituir totalmente o chuveiro elétrico, uma vez que os reservatórios podem ser equipados com sistema de aquecimento elétrico, ou seja, possuir resistência elétrica em seu interior para ser ligada em dias nublados ou chuvosos. Com isso, torna-se possível reduzir o valor da conta no final do mês.

Como reduzir os custos da energia elétrica na iluminação das residências

A iluminação no interior das casas rurais deve ser bem planejada a fim de propiciar conforto e bem-estar para as pessoas, tudo isso com o menor custo possível. A estratégia de economia, nesse caso, consiste em fazer uma iluminação geral dos cômodos, utilizando, de preferência, lâmpadas fluorescentes, que podem ser as tubulares ou as compactas.

Além dessas estratégias, alguns cuidados também contribuem para a redução de gastos, como: evitar acender lâmpadas durante o dia; pintar as paredes e os tetos de cores claras, pois refletem mais a luz; fazer a limpeza periódica das lâmpadas.

Como reduzir os custos da energia elétrica na utilização dos eletrodomésticos

Depois do chuveiro elétrico, os eletrodomésticos são a segunda maior fonte de consumo de energia elétrica em uma residência. Por menor que seja a potência, a utilização de um eletrodoméstico deverá ser feita, visando sempre obter a máxima eficiência com o menor consumo de energia possível.

No caso de geladeiras e freezeres, que utilizam uma potência que vaira de 100 a 1000 Watts, para reduzir a temperatura em seus interiores até os valores desejados, é possível obter uma considerável economia de energia elétrica, desde que alguns cuidados sejam tomados, como: ao adquirir uma nova geladeira ou freezer, dê preferência por aqueles que trazem o selo contendo a letra "A", pois isso significa que o eletrodoméstico pertence à faixa de maior eficiência energética e, consequentemente, menor custo.

Para mais dicas, consulte o curso Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com informações a respeito do sistema tarifário, como reduzir custos com a energia elétrica em vários setores da fazenda, entre outras. Leia também nosso outro artigo Energia solar para o meio rural.

Beatriz Lazia 19-09-2012 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.