Como tornar seu sítio lucrativo

O investimento em seu sítio pode se tornar lucrativo, sem que para isso seja necessário grandes gastos

Seu sítio pode ser uma fonte de renda

Sítio

O investimento em seu sítio pode se tornar lucrativo, sem que para isso seja necessário grandes gastos. A diversidade agropecuária dá ao produtor rural a possibilidade de escolha do ramo que deseja seguir. No ramo animal, ele pode escolher por avicultura, suinucultura, ovinocultura, caprinocultura, piscicultura, equideocultura, animais silvestres, pequenos animais, entre outros, além de existir também a possibilidade de investimento no ramo da fruticultura e vegetais.

Manejo Integrado

O produtor também deve se ater ao manejo integrado, que é a arte de baixar custos de produção por meio da antiga prática do aproveitamento de sobras de uma cultura na cultura seguinte. A cama do pintinho na dieta dos ovinos e o esterco do porco na galinha caipira é um bom exemplo dessa prática.

Dentro do manejo integrado encontram-se o ciscódromo e o larvário. O ciscódromo é um tanque de drenagem, construído com quatro metros de largura e seis de comprimento. O tanque tem uma declividade de um a dois porcento, que faz com que uma porção da parte sólida dos dejetos fique depositada no fundo do tanque e a água passe para o seu destino final. Já o larvário é o local utilizado para se criar larvas de moscas domésticas que se reproduzem em estercos.

Verticalização

A verticalização é a arte de agregar valores ao produto primário. Para que o produtor tenha uma noção exata do que isto representa em ganho real, é interessante que seja feita uma pesquisa mercadológica sobre os produtos que são comercializados no mercado comum e os que são otimizados pelo turismo nas propriedades rurais, por exemplo.

Para o sucesso do investimento em propriedades rurais, é importante que haja um canal direto de vendas, assim, o lucro que ficaria com o atravessador, é absorvido pelo produtor, e o consumidor tem um atendimento diferenciado, além de pagar um preço justo pelo produto.

Feiras de Comercialização

As feiras são pontos de comercialização onde os produtores levam seus produtos e os consumidores vão para adquiri-los. As feiras são de grande importância, pois geram um vínculo entre produtores e consumidores. Outra maneira direta de comercialização seria a entrega dos produtos na casa dos fregueses.

Turismo Rural

O turismo rural também tem destaque por se tratar de atividades turísticas praticada no campo. Essa prática é comprometida com a produção agropecuária, agregando  valores a produtos e serviços, no sentido de resgatar e de promover o patrimônio cultural e natural da comunidade. Conciliar a produção agropastoril com a atividade de turismo no meio rural representa, em si, o diferencial básico de autenticidade proposto no conceito oficial.

Em resumo, a atividade se consolida em quatro pilares fundamentais. Ela deverá ser sempre: - Economicamente viável; - Ecologicamente correta; - Socialmente justa; - Verdadeiramente rural.

Pensando nisso, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Como tornar seu Sítio lucrativo. Neste curso, o produtor receberá informações que irão lhe auxiliar na transformação de sítios em áreas lucrativas. O professor Renato Brandão Bravo, ressalta que o turismo rural tem uma extraordinária força econômica, uma vez que gera divisas para o Estado, impacta positivamente a economia local e ainda pode contribuir de maneira singular para a preservação ambiental. Leia outro artigo a respeito e confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 05-09-2011 Exemplos de Sucesso

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.