Planejamento estratégico de propriedades rurais

A realização de um empreendimento sem um planejamento prévio e constantemente atualizado está com sério risco de fracasso

No processo de tomada de decisão, o produtor é levado pelo instinto e pelas possibilidades que são facilmente perceptíveis para ele: como a linha de produção do vizinho, o produto que está tendo maior demanda no mercado, os insumos que eram comprados pelo proprietário anterior, o manejo que seu pai utilizava, etc.

Porém, para se entender todas as variáveis diretamente ligadas ao processo produtivo dentro de uma propriedade rural, temos a necessidade de conhecer uma infinidade de fatores e condições, e a interdependência entre eles. No caso de uma propriedade rural, estão envolvidos fatores como clima, solo, vegetação, aspecto socioeconômico da região, mercado, tendências, clientes, produtos, patrimônio, capital intelectual e outros.

A realização de um empreendimento sem um planejamento prévio e constantemente atualizado está com sério risco de fracasso, uma vez que os caminhos para se atingir os objetivos finais nem sempre são os mais eficazes, fazendo com que constantemente se tenha que mudar de estratégia e rever os métodos de execução.

Dessa forma, o planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente de propriedades rurais. Ele permite a definição de metas de produção, a partir da base de conhecimento integral da propriedade, evidenciando os pontos positivos e negativos dessa, bem como os meios de gerenciá-los.

O curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta os caminhos e as ações para planejar e implantar uma propriedade direcionada ao sucesso ou, até mesmo, criar uma nova rota para empresas rurais já existentes.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Em suma, precisa-se conhecer o potencial da propriedade, para melhor utilizá-la dentro do caráter de sustentabilidade. Confira o vídeo abaixo!

Patrícia Tristão 26-05-2011 Exemplos de Sucesso

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.