As vantagens do turismo rural

O produtor deve conhecer o potencial de sua propriedade. Caso esta seja rica em atrativos naturais, ele pode e deve explorar esse diferencial

Produtores rurais e donos de fazendas que possuem áreas que não estão sendo utilizadas podem começar a ganhar dinheiro com a atividade de ecoturismo. Isso porque algumas áreas detêm atrativos que podem ser uma boa fonte de renda se destinadas ao lazer. E em contrapartida, a busca por locais que possam garantir tranquilidade e diversão está em alta. As pessoas procuram cada vez mais por hotéis fazendas que disponham de serviços desse tipo.

Além disso, o produtor rural que se interessar por essa atividade receberá incentivos da economia, que vem buscando incentivar donos de fazendas a iniciarem a atividade que é uma tendência no meio rural e que gera lucros. A atividade pode ser também uma segunda fonte de renda, fazendo com que o agricultor não dependa única e exclusivamente da lida com o cultivo, com o trato ou com a pecuária.

A ideia do turismo rural não é aumentar os investimentos, pelo contrário, é aumentar os lucros a partir da utilização de áreas paradas, ou mesmo da própria produção. Pode-se citar como exemplo a comercialização de quitutes preparados com ingredientes cultivados na própria fazenda.

O produtor deve conhecer o potencial de sua propriedade. Caso esta seja rica em atrativos naturais, ele pode e deve explorar esse diferencial. Caso essa exploração seja feita de forma adequada, sem agressão ao meio ambiente, ela irá ajudar no desenvolvimento do meio rural, além de agregar valor ao patrimônio cultural e natural da comunidade onde ela estiver inserida.

Porém, para que essa atividade dê os lucros desejados, é preciso que o produtor tenha consciência da importância de um planejamento voltado para as explorações do turismo, além de sustentabilidade e biossegurança. É fundamental também que ele busque informações a respeito das vantagens e desvantagens da localidade, da postura adequada do condutor, das matérias primas que devem ser preservadas, do modo adequado de fazer o manejo, do patrimônio natural, da elaboração de roteiros de turismo e da divulgação dos seus serviços.

Para atender bem às demandas dos turistas, os produtores devem procurar oferecer as atividades mais buscadas por eles. Algumas delas são: caminhadas, escaladas, canoagem, nado em rios e lagos e passeios a cavalo.

Para mais informações, consulte o curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda. O curso elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas conta com a orientação do zootecnista Fábio M. Hosken. Segundo ele, a implantação de um empreendimento de turismo rural em uma fazenda exige do fazendeiro uma série de considerações sobre o potencial de sua propriedade. Leia também nosso outro artigo Torne-se um profissional do turismo rural.

Beatriz Lazia 21-05-2012 Turismo Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.