Torne-se um profissional do turismo rural

Atividade agrega valor à propriedade e oferece emprego diversificado ao homem do campo

Passeio em búfalo

O turista que opta por descansar em um ambiente rural, busca tranquilidade, paz e contato com a natureza. Nesse espaço, ele tem a oportunidade de entrar em contato com a vida do homem do campo, sua cultura, comidas típicas e costumes.

O dono da propriedade pretende, ao oferecer esse serviço, diversificar as atividades, agregando valor aos seus negócios e, consequentemente, aumentando a renda. Para isso, precisa oferecer um serviço de hospedagem de boa qualidade, com mão-de-obra capacitada.

As pequenas empresas turísticas desse meio, operam com uma estrutura reduzida de pessoal, dando preferência para utilização de mão-de-obra familiar e/ou da comunidade. É assim que a atividade apresenta suas peculiaridades.

Os serviços turísticos oferecidos devem receber a mesma atenção dos demais produtos da propriedade. O turista, uma vez pagando pelo serviço, exige qualidade do mesmo. Assim, esse precisa atender ao que foi combinado. Deve suprir as exigências de conforto nas instalações, higiene nos ambientes e utensílios, pontualidade nas atividades programadas, entre outros.

O atendimento prestado em um hotel fazenda é o mesmo dos hotéis urbanos e os profissionais de ambos devem desempenhar as mesmas funções, atuando nas áreas de reservas, recepção, governança, cozinha, gerência, organização de eventos, vigilância, entre outras. O importante é oferecer um serviço de qualidade sem perder a originalidade e a simplicidade.

O perfil do público do turismo rural e do ecoturismo exige a prestação de um serviço de alto nível. Por isso, é necessário contar com uma equipe de funcionários qualificada. O curso "Qualificação de Profissionais para Turismo Rural" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas ensina, de maneira didática e demonstrativa, como treinar e formar todas as principais funções envolvidas no processo de recebimento de turistas, em propriedades rurais, como condutor ecológico para caminhadas e cavalgadas, recreacionista, camareira, recepcionista, pessoal de sala, garçons, cozinha, gerência e barman.

Texto de: Clara Peron

Portal Agropecuário 27-05-2010 Turismo Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.