7 doenças de casco em bovinos

Para evitar doenças de casco em bovinos, é importante usar o pedilúvio e não permitir que os animais caminhem em terrenos acidentados

7 doenças de casco em bovinos

As doenças de casco em bovinos são um dos principais problemas que atingem os rebanhos no Brasil. Elas acometem bovinos que caminham em superfícies irregulares e pedregosas, terrenos acidentados, pisos duros e escorregadios, pisos sujos e úmidos. Para evitar essas afecções, é importante garantir aos bovinos um ambiente arejado, seco, limpo e com camas macias, além de usar o pedilúvio e não permitir que os animais caminhem em terrenos acidentados.

1. Dermatite interdigital


A dermatite interdigital é uma infecção causada pelas bactérias Bacteroides nodosus e Fusobacterium necrophorum. Localizada entre os dígitos dos bovinos, a doença provoca erosão lenta, endurecimento e necrose das fibras, além de apresentar coloração acinzentada e mau odor.

2. Doença da linha branca


A doença da linha branca é uma lesão associada à laminite, localizada ao longo da linha branca. Além de causar a separação da sola e da parede da borda da sola dos animais, ocorre a infecção do cório a partir dessa fissura, até formar abscessos na subsola. Com o agravamento da doença, as articulações do bovino também são comprometidas.

3. Erosão de talão


A erosão de talão é uma doença relacionada à baixa qualidade dos tecidos córneos e ocorre de forma secundária à laminite e a infecções bacterianas. Com o avanço da doença, surgem no talão fissuras e sulcos com cor escura.

4. Laminite


A laminite é uma inflamação aguda, crônica ou subclínica causada pela ingestão exagerada de grãos e pelas condições inadequadas do ambiente, como superlotação de animais e umidade excessiva. A doença atinge as estruturas sensíveis da parede do casco do bovino, o que causa claudicação e deformidade permanente do casco.

5. Panarício interdigital


O panarício interdigital é infecção causada por bactérias. Quando acometido pela doença, o bovino apresenta manqueira ou arrasta uma perna, além de surgir um inchaço vermelho, quente e doloroso entre os dedos. Sua maior incidência é no fim da primavera e do verão e no começo do outono, quando o clima está seco ou chuvoso demais.

6. Podridão de casco


A podridão de casco ou pododermatite é uma infecção necrótica, causada pelas bactérias Bacteroides melaninogenicus e Fusobacterium necrophorum. A doença pode se apresentar de forma aguda ou subaguda e causa lesões na pele interdigital.

7. Úlcera de sola


A úlcera de sola ou pododermatite circunscrita é uma doença associada à erosão do talão e à laminite. Ela causa uma lesão na junção da sola com o bulbo, que se liga a uma zona circunscrita de hemorragia e necrose localizada.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos

Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte

Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte

Fonte: prodap.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-12-2021 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book As Construções Rurais e o Ambiente Animal: Aspectos Construtivos e Influência Sobre o Bem-Estar Animal

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.