Mastite e o programa dos 6 pontos

Você conhece o programa dos 6 pontos? Técnica utilizada para o controle de mastites do rebanho!

Mastite e o programa dos 6 pontos    Artigo CPT

Está com problemas de mastite no seu gado? Temos a solução para você! O programa dos 6 pontos trás para você um jeito fácil e prático de reduzir o número de mastite do seu rebanho. O Prof. Dr. Paolo Vivenza, da Escola de Veterinária da UFMG, doutor em Nutrição e Produção Animal,  do Curso CPT de Clínica Médica de Bovinos apresenta para você essa metodologia fantástica!

1- Higiene e conforto na área de permanência dos animais e no momento da ordenha, é importante que as vacas permaneçam em local limpo, seco, tranquilo e confortável. O local deve possuir boa disponibilidade de água e área de cocho adequada.

2- Imersão dos tetos após a ordenha, com objetivo eliminar agentes de mastite contagiosa que podem ser transmitidos de vaca para vaca durante a ordenha através dos equipamentos e das mãos dos ordenhadores.

3- Manutenção e limpeza do material de ordenha, O aumento da ocorrência da mastite pode estar diretamente associada ao mal funcionamento do equipamento de ordenha e à desobediência aos procedimentos básicos da ordenha.

Mastite e o programa dos 6 pontos    Artigo CPT

4- Tratar todos os animais e quartos no dia da secagem, terapia da vaca seca, o objetivo é prevenir a ocorrência das infecções nos animais durante o período seco e, simultaneamente, curar as infecções existentes. A vantagem desse período é o fato de ser possível utilizar antibióticos com maior tempo de ação. A terapia da vaca seca deve ser feita em todos os quartos mamários e abranger todos os animais.

Os pontos 5 e 6 do programa referem-se ao tratamento de casos clínicos identificados no gado.

5- Tratamento dos casos clínicos para que o tratamento seja realizado corretamente nos casos clínicos de mastite é importante obedecer aos seguintes passos, pois os cuidados higiênicos no momento da aplicação do antibiótico intramamário são primordiais, como: a ordenha completa evitando leite residual, desinfecção do teto e secagem seguido no esfíncter. Após higienização, aplicação de antibiótico intramamário, massageando o teto.

6- A segregação ou a separação e descarte de animais com mastite para que sejam ordenhados por último também é uma excelente maneira de prevenir a doença, principalmente em rebanhos com alta prevalência de infecções causadas por microrganismos contagiosos, O descarte de animais deverá também levar em conta outros fatores, tais como: a idade, o estágio de lactação e o valor zootécnico do próprio animal.


Conheça os Cursos CPT da Área de Medicina Veterinária

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 04-02-2022 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.