Cultivo orgânico de batata-baroa e batata doce

A batata-baroa, também popularmente conhecida como mandioquinha-salsa, cenoura amarela ou batata-salsa, tem como porte comestível as raízes tuberosas.

O cultivo orgânico de batata-baroa e batata-doce permite a obtenção de alimentos mais saudáveis, melhor remuneração e melhor qualidade de vida

  Cultivo orgânico de batata-doce e batata-baroa

A batata-baroa, também popularmente conhecida como mandioquinha-salsa, cenoura amarela ou batata-salsa, tem como porte comestível as raízes tuberosas. É uma hortaliça originária da Cordilheira dos Andes, em altitudes ao redor de 2.500 metros, por isso é cultivada em regiões de clima frio. Seu cultivo, de modo geral, é efetuado subsequente ao da batata, que apesar de demandar larga mão de obra, é muito cultivada pelo trabalho familiar, uma vez que apresenta baixo custo de produção, por ser uma cultura rústica.

Quanto ao plantio da batata-baroa, esta é cultivada em leiras, que permitem o melhor crescimento das raízes tuberosas e evitam o encharcamento do solo. As leiras, com cerca de 15 a 30 cm de altura, devem ser levantadas com espaçamento de um metro entre si. As mudas devem ser enterradas no topo das leiras, a uma profundidade de 5 a 10 cm para que não fiquem expostas, à medida que a água da irrigação vai "acamando" a leira.

Pode-se dizer que a batata-baroa pode ser plantada o ano todo, porém, em regiões onde a ocorrência de geadas é alta, recomenda-se o plantio de setembro a novembro. Nos meses mais quentes, com alta precipitação, o risco do apodrecimento das mudas, causado por bactérias, é mais elevado. Por isso, entre os meses de dezembro e fevereiro, indica-se o uso da técnica de pré-enraizamento, em canteiro com telados, com cobertura plástica, ou ainda em recipientes adequados para a formação de mudas de hortaliças.

Quanto à adubação orgânica, deve-se espalhar o composto orgânico a lanço, no solo já preparado, porém, antes de levantar as leiras e utilizando para isso, cerca de 10 toneladas por hectare, com base no peso seco, ou seja, deve-se descontar a umidade do composto.

Em relação ao cultivo de batata-doce, esta é uma hortaliça tuberosa originária da América, que produz melhor em climas quentes, com temperaturas noturnas e diurnas superiores a 20° C e com alta luminosidade. O cultivo da batata-doce é feito, preferencialmente, no período chuvoso e quente. No entanto, ela pode ser cultivada, também, em locais com clima ameno, mas que não sejam demasiadamente frios.  Trata-se de uma herbácea de fácil manejo, podendo ser cultivada em hortas caseiras. A própria batata-doce costuma brotar quando colocada em algum recipiente com água.

Existem algumas variedades de cultivares da batata-doce com película externa branca, rosada ou avermelhada, e ainda com coloração da polpa de cor branca, amarela ou creme. A escolha da variedade para plantio depende da preferência do mercado local ao qual se destina a produção. Para o cultivo orgânico, deve-se dar preferência aos cultivares existentes na região, que apresentem boa adaptação às condições de clima e solo locais bem como boa produtividade.

Quanto ao plantio da batata-doce, esta deve ser plantada em leiras com altura de 25 a 35 cm. O espaçamento recomendado nesse caso é de 1 m entre linhas e 40 cm entre plantas. As ramas devem ser enterradas forçando sua parte central contra o solo. Para que elas não se quebrem, no momento do plantio, as ramas já devem ter passado por um preparo um dia antes, de forma a estarem parcialmente murchas.

Quanto à adubação orgânica da batata-doce, esta deve ser realizada a lanço em todo o solo, na dosagem de 10 toneladas de composto orgânico por hectare. A incorporação do adubo orgânico é feita na ocasião do levantamento das leiras.

Para mais informações a respeito do assunto, consulte o curso Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do pesquisador Jacimar Luís de Souza, que orienta entre outras coisas a respeito do cultivo do alho, da cenoura, da beterraba, da batata-baroa e da batata-doce. Leia também nosso outro artigo Os benefícios da agricultura orgânica.

Beatriz Lazia 18-09-2012 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.