Administração rural voltada para o sucesso do produtor

Dentro de uma empresa rural, o objetivo que se mostra mais importante diz respeito à parte financeira

 

Com o crescente processo de modernização da agricultura, para que os produtores possam obter os lucros desejáveis com suas produções, é necessário que eles estejam preparados para uma melhoria em suas ações. Além disso, é preciso que eles vejam suas propriedades como uma empresa e que planejem suas estratégias de mercado.

Nesse sentido, eles devem estar abertos para as novas tecnologias que vêm surgindo para obter o sucesso desejado. Como um verdadeiro empresário da área rural, é por meio das informações que ele irá dimensionar as atividades que devem ser desenvolvidas, tudo a partir de uma capacitação do próprio produtor rural e de seus ajudantes.

Alguns produtores acreditam que os conhecimentos que eles já detêm, que foram passados pelos seus pais, adicionado ao que ele aprendeu com a prática, são suficientes para o sucesso da produção. Mas, hoje não pode mais ser assim, pois as técnicas mudaram muito com o passar dos tempos. O mercado consumidor se mostra cada vez mais exigente e para atendê-lo os produtores devem estar abertos às mudanças e às novas tecnologias.

Para atender a essas mudanças, a administração rural é uma boa alternativa, senão a única. A partir dela é possível ao produtor identificar quais são as principais mudanças dos sistemas produtivos, buscando informações que podem gerar intervenções a fim de aumentar a eficiência da produtividade.

Dentro de um sistema de administração rural busca-se a redução de custo de produção, o aumento do faturamento, o gerenciamento de uma propriedade, a organização e operação agrícola, distribuição de recursos, além de fatores de comercialização. Mas, tudo isso sem fugir do foco principal da produção agrícola.

Cabe ressaltar que, dentro de uma empresa rural, o objetivo que se mostra mais importante diz respeito à parte financeira (lucros e prejuízos durante um determinado período). É a partir desse ponto que se pode afirmar qual é a situação da empresa rural e se está sendo feito um planejamento eficaz.

Se o produtor estiver ciente sobre os custos de sua propriedade e sua produção, ele estará apto para elaborar as melhores estratégias possíveis, além de poder visualizar antecipadamente quais serão as restrições e dificuldades que ele poderá enfrentar, podendo se prevenir de antemão. Uma dessas dificuldades pode ser, por exemplo, as mudanças nos níveis de preço de mercado dos elementos que compõem o custo rural.

O curso Administração da Pequena Empresa Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aborda aspectos relacionados ao planejamento estratégico, utilização de técnicas de cultivo adequadas, abertura para novas tecnologias, entre outros. O curso conta com a coordenação do professor Edson Carlos Schwambach. Leia também nosso artigo Como fazer o planejamento estratégico em sua pequena empresa rural.

Beatriz Lazia 23-05-2012 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.