Aprenda a fazer o cultivo orgânico de citros

O mercado de produtos de origem orgânica está em plena expansão por todo o mundo. Nesse sentido, o cultivo orgânico de citros emprega práticas, que permitem a redução do custo de produção

O cultivo orgânico de citros contribui para a redução dos custos e melhora na saúde humana

  citros

O mercado de produtos de origem orgânica está em plena expansão por todo o mundo. Nesse sentido, o cultivo orgânico de citros emprega práticas, que permitem a redução do custo de produção e melhora a vida do produtor rural e de toda sua família, preservando sua saúde e permitindo o aumento da renda. Além disso, recupera e preserva todo o ambiente da propriedade, produzindo frutas de excelente qualidade que agradam a todos os consumidores.

Analisaremos as espécies e variedades de citros e também o comportamento do cultivar no que se refere ao solo, umidade, clima e tipo de terreno. Primeiramente, devemos pontuar que existe um grande número de espécies de citros cultivadas comercialmente nas regiões produtoras em todo o mundo. As mais importantes são: laranjas doces, limões, tangerinas, lima, pomelos, cidras, toranjas e laranjas azedas ou amargas.

Na hora da escolha da variedade que será plantada, é importante considerar alguns fatores como melhor adaptação ao clima e solo da região escolhida, preferência do mercado consumidor de destino e produtividade. Além disso, é interessante também ter um pomar com maturações diferentes, ou seja, recomenda-se plantar laranjeiras de maturação precoce, meia estação e tardia, pois, assim, a produção será constante e os lucros também.

As espécies cítricas são cultivadas em todo o território brasileiro, de Norte a Sul, o que mostra sua grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas e diferentes tipos de solos. Quanto ao clima, este influencia na adaptação das variedades de citros, na abertura das flores, na curva de maturação, na taxa de crescimento, nas características físicas e químicas da fruta e na produção.

As variedades são capazes de suportar tanto temperaturas elevadas, quanto temperaturas baixas, próximas a zero. Porém, a maioria das espécies de citros paralisa o crescimento, quando submetidas a temperaturas constantes entre 12 e 13° C. Acima de 31° C, a taxa de crescimento decresce gradativamente até 36° C e cessa entre 38 e 40°C.

Quanto à exigência de água pelas espécies de citros, esta varia entre 1.000 e 2.000 mm de chuva por ano. Em regiões com temperaturas médias mais baixas, a exigência em água está próxima do limite mais baixo e, em regiões mais quentes, do limite mais alto.

Em relação à exigência por solo, os citros são poucos exigentes, pois se adaptam bem em solos arenosos e, até mesmo, nos relativamente argilosos. No entanto, os solos que permitem melhor desenvolvimento são os leves, bem arejados, profundos e sem impedimentos físicos. Sendo assim, os solos muito argilosos devem ser evitados, pois dificultam o desenvolvimento e a areação do sistema radicular, prejudicando o crescimento das plantas. Quanto ao terreno, este pode ser plano ou inclinado. Nos terrenos inclinados, o plantio deve ser feito, acompanhando as curvas de nível, com a utilização de terraços, se for muito inclinado.

Para maiores orientações a respeito do cultivo orgânico de citros, consulte o curso Cultivo Orgânico de Citros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com informações a respeito do planejamento da atividade, princípios da agricultura orgânica, variedades de citros, manejo orgânico, colheita, entre outros. Leia também nosso outro artigo Aprenda a fazer o cultivo orgânico de cenoura.

Beatriz Lazia 30-10-2012 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.