Aprenda a produzir morangos orgânicos

A produção desse tipo de morango se mostra uma fonte viável de renda para os pequenos produtores familiares

 

Os produtos orgânicos vêm cada vez mais ganhando espaço no Brasil e nos lares das famílias, que dão preferência aos alimentos de origem orgânica, muitas vezes pagando até mais caro por eles. No Brasil, um exemplo desse produto é o morango que, quando cultivado organicamente, traz diversas vantagens para a saúde, para o meio ambiente e também para o bolso dos produtores. Estes não terão que investir tanto em agrotóxicos e em contrapartida receberão um valor maior na comercialização do morango orgânico.

Dessa forma, a produção deste tipo de morango se mostra uma fonte viável de renda para os pequenos produtores familiares. Isso porque a fruta conta com um excelente preço de mercado. Além disso, o manejo pode ser feito pelo próprio produtor, necessitando de um acompanhamento contínuo da produção, o que já é de praxe entre os pequenos produtores familiares.

Quanto aos cuidados necessários com a produção, estes são vários: dedicação, manejo adequado, escolha cuidadosa das sementes, observação do clima da região, adubação correta do solo, utilização de produtos biológicos, etc. Seguindo estes cuidados, certamente os produtores alcançarão os resultados desejados com a produção orgânica de morangos.

Por ser uma cultura orgânica, nessa produção não se faz uso de agrotóxicos. Por isso, quando o assunto é o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, os produtores devem fazer o controle de forma alternativa. Algumas formas de controle para esse tipo de cultura pode ser reduzir as fontes de inócuo (restos de plantas que sobraram do cultivo anterior) e evitar a umidade excessiva ou a falta de água. O produtor deve também incentivar o desenvolvimento de inimigos naturais que vão controlar os patógenos, evitar a degradação do solo e utilizar produtos biológicos.

Em se tratando de doenças, a que mais traz prejuízos para os produtores de morangos é a chamada vermelhão do morangueiro. Esta doença já ocasionou a destruição completa de plantações em diversas regiões do Brasil. Mas, se o produtor seguir todas as orientações de forma correta, todas as doenças serão controladas, e de forma muito mais barata do que se fosse uma cultura tradicional, com o uso de agrotóxicos, por exemplo.

Além das vantagens financeiras que o produtor obtém com esse cultivo, ele também estará contribuindo com a preservação do meio ambiente, com a saúde do trabalhador rural e de sua família e levando para a mesa do consumidor um produto de melhor qualidade. Existindo ainda o benefício de se obter uma safra que vai de julho até novembro, ou mesmo dezembro, caso não ocorra um índice muito alto de chuvas, o que garante uma alternativa de renda por um período mais longo.

Os produtores rurais que desejam iniciar uma produção orgânica de morangos, como fonte secundária de renda ou mesmo para iniciar uma plantação, poderão encontrar no curso Produção de Morango Orgânico todas as orientações necessárias. O curso foi elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e conta com a coordenação do pesquisador doutor Afonso Peche Filho. Segundo ele, neste curso você aprenderá técnicas para produzir morango sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, desenvolvendo uma produção de baixo custo, pequeno impacto ambiental e maior preço final do produto. Leia nosso outro artigo que aborda alguns benefícios da agriucltura orgânica. Confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 23-05-2012 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.