Batata Yacon - 5 dicas de plantio

Batata Yacon - 5 dicas de plantio. Antes do plantio da batata Yacon, é recomendada a adubação verde, para reduzir a população de nematoides (se houver) e aumentar a produção.

Antes do plantio da batata Yacon, é recomendada a adubação verde, para reduzir a população de nematoides (se houver) e aumentar a produção

Batata Yacon - 5 dicas de plantio

A batata Yacon (Polymnia sonchifolia) é originária dos Andes, mais especificamente da Venezuela. Em tempos remotos, os incas deram o nome de aguada ("yacon") a essa nutritiva raiz tuberosa devido à alta porcentagem de água (85%). No Brasil, o primeiro registro de cultivo comercial de Yacon data de 1994 pelos imigrantes japoneses em São Paulo. Sua polpa é suculenta e adocicada, como pera. Daí poder ser consumida in natura ou em sucos, vitaminas e sobremesas.

Dica 1

Antes do plantio da batata Yacon, é recomendada a adubação verde (orgânica), para reduzir a população de nematoides (se houver) e aumentar a produção. Outro fator importante é em relação ao solo. Ele deve ser bem fofo e revolvido para facilitar o momento da colheita. Solos compactos não são propícios. A aquisição das mudas de Yacon deve ser feita após pesquisa. Para isso, consulte o histórico da cultura previamente.

Dica 2

A batata Yacon se desenvolve melhor em temperaturas de 10 a 30 °C, com altitudes de 500 a 1.000 metros. É importante ressaltar que a parte aérea da planta não suporta geadas - somente as mais brandas. Ela é considerada uma hortaliça que precisa de total exposição solar. Entretanto, se houver boa incidência solar, ela pode ser cultivada em sistemas agroflorestais ou em consórcio com outras culturas.

Dica 3

Assim que as raízes tuberosas forem colhidas, devem ser retirados os propágulos da batata Yacon. Eles são utilizados para a propagação da cultura. Sua localização fica na base da planta, mas acima das raízes tuberosas. É preciso separá-los e cortá-los em pedaços com, no mínimo, quatro gemas. Outros meios de propagação ocorrem por sementes ou estaquia. Entretanto, estes não são muito utilizados pelos produtores.

Dica 4

A irrigação deve ser realizada até duas vezes semanalmente. Embora o solo tenha de permanecer úmido, cuidado para não o encharcar. O sistema mais utilizado pelos agricultores é o de aspersão convencional. Outra dica é proceder às capinas regulares para a retirada de plantas invasoras. Alguns produtores adubam a planta com nitrogênio (30 a 60 dias após o plantio) e depois com nitrogênio e potássio (90 a 120 dias).

Dica 5

De março a julho, começa a produção. Em geral, ela ocorre entre seis e dez meses após o plantio. Na colheita, é preciso retirar toda a planta, mas apenas quando ela estiver com a parte aérea seca. Isso indica que os propágulos estão bem desenvolvidos. Se o solo estiver seco, recomenda-se umedecê-lo para evitar injúrias na casca da batata Yacon.  

Fonte: Revista Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Jacimar Luis de Souza, Mestre em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras, e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa.

Andréa Oliveira 01-06-2017 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

marilene alves ribeiro

26-11-2018

O que e preciso fazer no caso das mudas estarem queimando as folhas,quando já foram plantadas e já tem uns 60 dias de planta

Resposta do Portal Agropecuário

27-11-2018

Olá Marilene.

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar um engenheiro agronomo, para fazer um projeto de acordo com a área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto