Como plantar batata-baroa ou mandioquinha

Sabendo como plantar batata-baroa ou mandioquinha, o agricultor obterá êxito em seu cultivo e aumentará a produtividade.

Sabendo como plantar batata-baroa ou mandioquinha, o agricultor obterá êxito em seu cultivo e aumentará a produtividade

Como plantar batata-baroa ou mandioquinha 

A Arracacia xanthorrhiza, conhecida popularmente como batata-baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa ou cenoura amarela, é típica das altas regiões dos Andes. Adapta-se muito bem a baixas temperaturas e a grandes altitudes. A melhor época para plantar essa raiz tuberosa ocorre nos meses de fevereiro e março, ou outubro e novembro, contanto que seja adequadamente irrigada.

Como é feita a propagação da baroa?

"A propagação da batata-baroa é feita por meio das pequeninas mudas que surgem na base da planta mãe, chamadas de rebentos ou filhotes", afirma o professor especialista Jacimar Luis de Souza, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce.

As mudas que darão origem à mandioquinha-salsa não passam de clones extraídos de uma planta saudável, altamente produtiva e resistente a pragas e doenças. Como resultado, as mudas clonadas darão origem a plantas com as mesmas características da mãe.

Como são preparados os rebentos ou mudas clonadas?

Os rebentos ou mudas clonadas são extraídos da planta mãe logo após a colheita. Devem ser escolhidos os mais vigorosos e tenros, que devem ser retirados cuidadosamente da coroa da planta adulta mais saudável. Retiram-se as folhas dos rebentos e corta-se o caule em bisel duplo, para facilitar o enraizamento da muda.

Como é feito o plantio propriamente dito?

O plantio das mudas de baroa deve ser feito em leiras entre 15 e 30 cm de altura. Isso é feito para que as raízes tuberosas se desenvolvam mais rápido e não fiquem encharcadas com a irrigação. Já o espaçamento entre plantas deve ter em torno de 40 cm. Quanto à profundidade das covas, elas devem apresentar entre 5 a 10 cm para que, no decorrer do desenvolvimento das tuberosas, elas não fiquem expostas ao ar nem à umidade.

Qual o melhor sistema de irrigação para a baroa?

O agricultor pode optar pela irrigação por aspersão ou por infiltração, pois não pode haver encharcamento das raízes, para que não apodreçam. A irrigação deve ocorrer regularmente durante todo o ciclo da cultura. Entretanto, no período chuvoso, ela deve ocorrer esparsamente, como medida complementar.

Quando deve ser feita a adubação de cobertura?

A adubação de cobertura deve ser feita após 120 dias do plantio das mudas. Devem ser aplicadas cinco toneladas de composto/hectare na base das plantas sobre as leiras. Por fim, joga-se um pouco de terra sobre o adubo.

Quando as baroas podem ser colhidas?

Após 240 a 330 dias do plantio das mudas as baroas podem ser colhidas. As plantas são retiradas inteiras, com o auxílio de uma enxada, mas com cuidado, para não ferir as tuberosas.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Faz Fácil, Rural News e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 25-06-2015 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.