Manejo ideal do solo em agricultura natural

A agricultura natural é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e ao enriquecimento do solo com matéria orgânica e microrganismos A agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola, que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas

Para ter sucesso na prática da agricultura natural é essencial que os agricultores façam um bom manejo do solo

agricultura natural

A agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola, que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas, que procuram tirar o máximo de proveito da potencialidade da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais. É possível observar que, na atualidade, o mundo tem um preocupação muito maior com a vulnerabilidade dos sistema de produção agrícola baseado no uso irracional de insumos modernos.

Os consumidores estão, cada vez mais, conscientes dos danos causados por esse sistema de produção convencional, principalmente, com a contaminação ambiental e com a contaminação de alimentos. Cresce, cada vez mais, o número de consumidores que buscam por alimentos mais saudáveis, produzidos sem o uso de agrotóxicos e de adubos químicos. Nesse ponto, enquadra-se a agricultura natural que, na prática, é um sistema que recorre ao princípio de reciclagem dos recursos naturais e ao enriquecimento do solo com matéria orgânica e microrganismos.

Para auxiliar agricultores que desejam iniciar sua produção no viés da agricultura orgânica, daremos algumas dicas de como fazer o melhor manejo do solo. Começaremos com a cobertura morta:

Cobertura morta

Consiste na prática de cobrir a terra cultivada com biomassa vegetal, para proteger o solo contra as intempéries e a chuva forte, que deterioram a superfície. Esta prática tem demonstrado que é possível evitar o endurecimento do solo, amenizar a temperatura e manter a sua umidade, permitindo o desenvolvimento da fauna e da flora. Enfim, trata-se de uma prática que contribui para a preservação da fertilidade do solo, razão pela qual vem sendo utilizada amplamente pela agricultura natural.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é um sistema que consiste em alternar, em uma mesmo terreno, diferentes culturas, na sequência estabelecida dentro do plano definido. O objetivo disso é organizar melhor a distribuição das culturas na propriedade, facilitar o controle de ervas daninhas, propiciar a economia de operações agrícolas, facilitar a manutenção de matéria orgânica e do nitrogênio no solo, diminuir as perdas do solo por erosão, entre outros.

Plantio direto e cultivo mínimo

O plantio direto é um processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para se obter uma adequada cobertura e um adequado contato da semente com a terra. O controle das plantas daninhas é, geralmente, feito por meio de métodos químicos, combinados ou não com práticas mecânicas e culturas específicas. Sendo assim, o plantio direto, que utiliza herbicida, não pode ser utilizado no sistema de agricultura natural.

Adubação verde

O conceito clássico de adubação verde consiste na prática de se incorporar ao solo massa vegetal não decomposta de plantas cultivadas, no local ou importadas, com a finalidade de preservar ou restaurar a produtividade de terras agricultáveis. Um conceito atual, que vem sendo seguido, é de que a adubação verde está associada a quatro básicos sistemas agrícolas. São eles:

- cobertura e proteção do solo; - manutenção e/ou melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo; - aração biológica e introdução de microvida em profundidade no solo; - uso eventual da fitomassa produzida na alimentação animal ou em outras finalidades.

Para receber maiores informações, consulte o curso Agricultura Natural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito dos princípios da agricultura natural, práticas de manejo de solo, controle de pragas e doenças, controle de ervas daninhas, entre outras. Leia também nosso outro artigo Agricultura natural.

Beatriz Lazia 12-12-2012 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.