Os benefícios da agricultura orgânica

Essa prática reduz custos na produção e agrega valor aos produtos

 

No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que está em grande expansão entre os agricultores familiares e assentados oriundos da reforma agrária. Acredita-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam produzidos dessa forma. Esse tipo de agricultura é responsável por uma redução considerável da fadiga do terreno e por uma diminuição no consumo de água, pois elimina o uso de produtos químicos.

Este tipo de produção é voltado para o cultivo de cereais, oleaginosas e leguminosas. Essa prática permite uma considerável redução de custos ao pequeno produtor, além de agregar valor aos produtos, que vão para o mercado com selos de respeito ecológico, sua garantia de qualidade.

Algumas pessoas tendem a dizer que esse tipo de produção é mais caro que o tipo de produção convencional. Contudo, esse é um pensamento errôneo, pois, além de ser um sistema de produção de menor custo, ele ainda produz alimentos mais vistosos e permite que as plantas possam expressar todo o potencial produtivo que elas possuem.

Esse sistema de produção traz benefícios como: plantas de qualidade, que não apresentam riscos de envenenamento para aqueles que irão consumi-las. Além disso, o produtor que lida diretamente com a produção pode ficar tranquilo, pois nesse sistema ele irá trabalhar em um ambiente protegido de chuvas e de solos encharcados, já que só é possível fazer uma produção orgânica sob um abrigo de cultivo. Por fim, o ambiente também lucra com a produção orgânica, pois não há agressões de produtos químicos.

Além dos benefícios já citados, como é o caso da redução dos custos da produção (já que nesse tipo de sistema não é necessário altos investimentos em produtos químicos), ocorre também uma maior resistência aos cultivos de seco, reduzindo significativamente o consumo de água e os custos que isso também implicaria.

No entanto, para a implantação de uma agricultura orgânica de qualidade, o produtor deve buscar todas as informações científicas e práticas que o sistema demanda. Só assim será possível realizar uma produção que seja ecologicamente correta e capaz de proporcionar os resultados econômicos desejados, como economia na produção e maior valor de venda dos produtos.

O CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Como Tornar Sua Fazenda Orgânica. Neste curso, o professor Joe Carlo Viana Valle afirma, entre outras coisas, que a busca pela saúde e qualidade de vida fez dos produtos orgânicos os mais procurados e valorizados no mercado. Leia também nosso artigo Como tornar sua fazenda orgânica.

Beatriz Lazia 14-05-2012 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.