Super dicas para plantar e cultivar maxixe

O maxixeiro pode ser plantado em sementeiras para posteriormente ser transplantado em local definitivo

Super dicas para plantar e cultivar maxixe

O maxixeiro (Cucumis Anguria) é uma planta trepadeira africana. Trata-se de uma cucurbitácea da mesma família do pepineiro, cujos frutos produzidos são chamados maxixes. Estes apresentam forma ovalada, coloração verde clara e casca com ou sem espinhos maleáveis. Cultivado amplamente nas regiões Norte e Nordeste, o maxixe pode ser consumido cru (saladas) ou cozido (refogados e sopas).

Rico em zinco, o maxixe acelera o metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, sendo extremamente benéfico à saúde humana. Fora outros minerais presentes na cucurbitácea, como ferro, fósforo, magnésio e cálcio. Sem falar no alto teor de vitamina C e vitaminas do complexo B. Além de combater inflamações e cálculos renais, o fruto previne problemas na próstata, reduz os altos níveis de LDL (colesterol ruim) e acelera a cicatrização de feridas.

Clima, solo e irrigação


O maxixeiro se desenvolve, favoravelmente, em regiões com temperaturas entre 20°C e 27°C e luminosidade elevada (várias horas de luz direta do sol por dia). Quanto ao solo, ele deve apresentar boa drenagem e pH entre 5 e 6,5. Sem falar que deve ser leve e conter boa carga de matéria orgânica. Já a irrigação deve ser realizada, de modo a manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Plantio e transplante


O plantio de maxixe é feito em covas com diâmetro e profundidade de 30 centímetros. No processo, cada cova deve receber adubação orgânica, com esterco de curral ou de galinheiro (curtidos), ou ainda húmus de minhoca. Assim que as covas forem cobertas, deve ser realizada a irrigação. Por cova, devem ser distribuídas 3 sementes a 2 centímetros de profundidade. Apenas uma muda de maxixe deve permanecer em uma única cova.

Ao invés de plantar maxixe em local definitivo, ele pode ser plantado em sementeiras e bandejas para posteriormente ser transplantado em local definitivo. O transplante deve ser feito assim que surgirem entre 4 e 5 folhas por muda. O espaçamento recomendado deve respeitar as distâncias de 1 metro (entre plantas) e 3 metros (entre linhas).

Tutoramento e polinização


Embora seja uma planta trepadeira, que requer tutoramento por meio de treliças ou cercas, o maxixeiro pode ser cultivado de forma rasteira. Quanto à polinização da planta, ela pode ser realizada por abelhas, ou de forma manual, com o auxílio de um pincel com cerdas bem macias. Vale destacar que o maxixeiro apresenta flores femininas e masculinas, o que exige que as plantas sejam polinizadas.

Dicas sobre colheita


A colheita do maxixe começa 50 dias após o plantio. Dependendo da cultivar de maxixe, o início da colheita pode se estender para 80 dias após a semeadura. Se os frutos forem destinados ao consumo cru, eles devem ser colhidos ainda novos, antes de as sementes se desenvolverem. No mais, eles devem ser colhidos com tamanho maior, que pode variar de 3 centímetros a 7 centímetros de comprimento.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Agricultura Natural

Fonte: Frutíferas.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 18-03-2021 Agricultura Orgânica

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Princípios Básicos da Agricultura Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.