Molhos de pimenta Cumari e Jalapeño: saiba o processamento

Malagueta, Cumari, Dedo-de-Moça, Tabasco, Jalapenõ, existem inúmeros tipos de pimenta, da mais forte a mais leve, o que amplia ainda mais o leque de pungência, cor e sabor. Entretanto, para cada tipo, há um processo diferente de preparo, no qual podem ser adicionados cachaça, vinagre, azeite,

Independente do tipo, da pungência, da cor e do sabor, o molho de pimenta sofreu inúmeras adaptações na culinária nacional e internacional

Molhos de pimenta Cumari e Jalapeño: saiba o processamento

O molho de pimenta dá a vários pratos nacionais ou internacionais um toque de "picância" que ressalta o sabor. Nem todos são conquistados pela pungência da pimenta, mas quem a aprecia torna-se seu fiel adepto. Preparado tanto industrialmente como de forma artesanal, o molho de pimenta sofreu inúmeras adaptações na culinária, indo do tradicional ao condimentado.

Malagueta, Cumari, Dedo-de-Moça, Tabasco, Jalapenõ, existem inúmeros tipos de pimenta, da mais forte a mais leve, o que amplia ainda mais o leque de pungência, cor e sabor. Entretanto, para cada tipo, há um processo diferente de preparo, no qual podem ser adicionados cachaça, vinagre, azeite, tomate, louro, alho. Tudo depende do gosto de quem está preparando o molho de pimenta.

Pensando em você, que quer inovar no processamento do molho de pimenta, escolhemos duas receitas bem originais. Vamos ao preparo?

Segundo a professora Roseane Mendonça de Figueiredo, antes do preparo, é bom lembrar que o molho de pimenta processado deve ser acondicionado no vidro já pasteurizado, com a calda ainda quente.

*A tampa também deverá ser pasteurizada para que a durabilidade do molho siga o prazo determinado.

Processamento do molho de pimenta Cumari

Ingredientes:

1 kg de pimenta tipo Cumari

500 ml de cachaça;

500 ml de vinagre;

30 g de açúcar refinado;

5 g de sal.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador. Bata bem e passe por uma peneira. Leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos até dar o ponto. Se necessário, passe novamente pela peneira. Acondicione o molho ainda quente em um vidro pasteurizado. Fazendo isso, a validade da pimenta será de um ano.

Processamento do molho de pimenta Jalapeño

Ingredientes:

8 tomates;

5 dentes de alho;

2 cebolas médias;

1 pimentão vermelho;

2 pimentas Jalapeño inteiras;

½ xícara de suco de limão;

Coentro a gosto;

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Tire a pele e as sementes dos tomates. Retire também as sementes do pimentão. Bata em um liquidificador com os demais ingredientes. Leve ao fogo baixo até dar o ponto. Coe e acondicione o preparo em vidro pasteurizado. Este molho dura até cinco meses na geladeira.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Ehow e Bolsa de Mulher.

Andréa Oliveira 14-04-2015

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.