Aprenda como armazenar o milho produzido em pequenas propriedades

As estruturas para o armazenamento de espigas, chamadas de paiol, podem ser construídas na própria propriedade com materiais de baixo custo

Os principais problemas no processo de armazenamento dos grãos são os relacionados a sua umidade e aos ataques de pragas e doenças. Para auxiliar os pequenos produtores na luta contra estes problemas, existem diversas formas de fazer o armazenamento do milho. O que vai determinar a escolha do método é o nível tecnológico, a disponibilidade de recursos do produtor e o volume de grãos a ser armazenado.

A qualidade do milho armazenado e a consequente perda durante o armazenamento depende diretamente de vários fatores, como o cultivar e a época da colheita. Espigas que se curvam para baixo no momento em que ocorre a maturação fisiológica favorecem a qualidade pós-colheita devido à dificuldade de penetração da água da chuva na espiga.

O armazenamento de milhos em espigas é o método mais utilizado em pequenas propriedades. Isso porque este método tem a vantagem de apresentar baixo investimento de recursos e é muito simples de ser efetuado. No entanto, apresenta a desvantagem de normalmente resultar em maiores perdas de grãos.

As estruturas para o armazenamento de espigas, chamadas de paiol, podem ser construídas na própria propriedade com materiais de baixo custo e durabilidade ou construídas em alvenaria. Em todos os casos, deve possuir barreiras contra a penetração de ratos, um sistema que permita arejamento, facilidade para o controle de pragas e para o manejo da carga.

Quando as espigas são armazenadas com palha, há uma proteção maior dos grãos. Assim, o produtor tem mais tempo para comercializá-los. Contudo, o controle de pragas é fundamental em períodos longos (como de um ano para o outro), pois, mesmo com essa proteção, elas normalmente atacam.

Já no caso do  milho armazenado a granel, o espaço ocupado é muito menor, uma vez que não são armazenados a palha e o sabugo. Seu uso tem aumentado muito, mesmo em pequenas produções, devido ao uso de colheitadeiras que já colhem o milho, debulhando os grãos.

O silo é a forma mais utilizada e mais segura de armazenamento do milho em grão, já que permite um controle maior da qualidade do produto. Isso é possível devido à facilidade de associação com sistemas de secagem com ar forçado. Sendo assim, o produtor deve fazer um bom planejamento da secagem dos grãos ao adotar o sistema de armazenamento, que pode ser em camadas ou em lotes.

Para obter mais informações, consulte nosso artigo Saiba qual o momento certo e os tipos de colheita de milho em pequenas propriedades. Caso queira aprofundar seus conhecimentos, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades. Este curso é coordenado pelos professores João Carlos Cardoso Galvão, doutor em Fitotecnia, e Glauco Vieira Miranda, doutor em Genética e Melhoramento.

Beatriz Lazia 06-02-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Jenilson Souza Araújo

18-11-2019

Posso armazenar grãos de milho em caixas dáguas de 1000.

Resposta do Portal Agropecuário

22-11-2019

Olá, Jenilson

Como vai?

As estruturas para o armazenamento de espigas, deve possuir barreiras contra a penetração de ratos, um sistema que permita arejamento, facilidade para o controle de pragas e para o manejo da carga.

Neste caso, recomendamos que procure especialistas na área em sua região. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,

Erika Lopes