Passo a passo na vacinação de bovinos

Você sabe vacinar seu gado? Confira aqui o passo a passo que será a solução dos seus problemas na hora de imunizar seu gado, melhorando a eficiência sem prejudicar o bem-estar dos animais.

 

Passo a passo na vacinação de bovinos   Artigo CPT

O passo a passo de vacinação que trazemos aqui foi elaborado por profissionais que estudaram e comprovaram a eficiência dessa prática. Os procedimentos para a vacinação de bovinos leiteiros requerem atenção, organização e cuidado, devendo ser realizados por pessoas treinadas, usando instalações, equipamentos e produtos de boa qualidade. O Prof. Dr. Oriel Fajardo de Campos, do Curso CPT de Bezerras de Raças Leiteiras — Do Nascimento ao Desaleitamento, descreve o método.


A vacinação de bovinos leiteiros passo a passo
1. Antes de iniciar a vacinação, verifique se está tudo em ordem para realizar o trabalho, checando se as instalações e equipamentos estão em boas condições de uso.
2. Leve as vacinas e os equipamentos necessários para o curral. Mantenha os frascos de vacinas e seringas protegidos da radiação solar dentro de uma caixa térmica com gelo, com temperatura entre 2 °C e 8 °C.
3. Prepare a(s) seringa(s) e as agulhas e coloque água para ferver. Encha a(s) seringa(s).
4. Conduza os animais para o curral com calma, sem correr e nem gritar. Sempre que possível use um “guia” (uma pessoa que vai à frente do rebanho, chamando os animais).
5. Não misture grupos de vacas e bezerros no curral. Use piquetes próximos ao curral para manter os animais enquanto esperam pelo início ou pelo final da vacinação.
6. Trabalhe com grupos pequenos de animais (de 8 a 12) e evite manter animais isolados.
7. Quando tudo estiver pronto para a vacinação, conduza os animais um a um para o tronco de contenção.
8. Não bata as porteiras nem as estruturas de contenção no corpo do animal.
9. Contenha os animais corretamente e com muito cuidado. Bezerros jovens devem ser contidos com as mãos.
10. Não faça descorna, castração ou desmama de bezerros em momentos próximos à vacinação.
11. Após a contenção, use o lado mais conveniente ou confortável para realizar a vacinação. Nunca passe o braço por entre as barras do tronco de contenção, sempre abre a janela (ou porteira) para ter acesso ao pescoço do animal e injetar a vacina.

Passo a passo na vacinação de bovinos   Artigo CPT


12. Injete a vacina sempre no pescoço. Use agulhas específicas para cada categoria de vacina e para a categoria animal.
13. Para aplicação subcutânea, coloque a seringa em posição paralela ao pescoço do animal, puxe o couro, insira a agulha e injete a vacina.
14. Para a aplicação intramuscular, segure a seringa em posição perpendicular ao pescoço do animal, insira a agulha no músculo, verifique se não está dentro de um vaso sanguíneo e injete a vacina.
15. O ideal é usar uma agulha por animal. Troque a agulha a cada aplicação e coloque as agulhas usadas para ferver por, pelo menos, 20 minutos.
16. Pegue uma agulha limpa e desinfetada e coloque na seringa. Nunca insira uma agulha suja no frasco da vacina.
17. Após a injeção da vacina, solte o animal, começando pelo corpo, em seguida o pescoço e, finalmente, abra a porteira de saída.
18. Conduza o próximo animal para o tronco de contenção, repetindo os procedimentos.
19. Quando o tronco de contenção não estiver disponível, vacine os animais no tronco coletivo, e quando este também não está disponível, contenha os animais usando um cabresto (apropriado apenas para animais mansos).
20. No final do trabalho, limpe as instalações e os equipamentos e coloque as seringas e todas as agulhas em água fervente por, pelo menos, 20 minutos.
21. Para descartar agulhas e seringas, embale-as em caixas ou tubos e coloque o material embalado em um local apropriado e seguro.


Quando a vacina é aplicada em condições insatisfatórias ou quando os animais são mal manejados, é esperada uma menor eficiência da vacina. Para evitar este tipo de problema, deve-se ter um cuidado especial com o manejo das vacinas e dos animais.

Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Mastite e o programa dos 6 pontos

Passo a passo da ordenha de bovinos

Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

 

Eduardo Silva Ribeiro 17-02-2022 Bovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.