Café Conilon: como plantar, adubar, manejar e colher

Dentre as espécies conhecidas de café, a Coffea arabica ou Coffea canephora (robusta) e o café conilon, são as de maior interesse econômico

O café Robusta permite a produção onde o café Arábica não se adapta

Produção de café conilon

Dentre as espécies conhecidas de café, a Coffea arabica ou Coffea canephora (robusta) e o café conilon, são as de maior interesse econômico, pois representam praticamente todo o café produzido e comercializado no mundo, constituindo, respectivamente, 70 e 30% da produção mundial.

O Brasil é o maior produtor e exportador do grão e o segundo maior consumidor, após os EUA. É o terceiro produtor mundial de robusta, sendo que cerca de 1/3 do que é produzido nacionalmente é desta espécie. O estado do Espírito Santo é o principal produtor do Conilon, detendo 70% da produção nacional da espécie, seguido por Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e outros.

O INCAPER possui um programa de pesquisa em melhoramento genético de conilon que vem sendo executado desde 1985. Como resultados aplicados destes trabalhos, foram selecionadas 500 plantas superiores e seus clones estão sendo testados para as características desejadas.

A partir das avaliações destes clones para produtividade; uniformidade de maturação; ciclo; tolerância à seca; tipo e tamanho de grãos; vigor da planta; ataques de pragas e doenças; porcentagem de chochamento de grãos; porcentagem de grãos "moca" e "concha"; e conversão de café cereja para café coco e beneficiado, foram lançadas as variedades clonais EMCAPA 8111 (ciclo precoce), EMCAPA 8121 (ciclo intermediário), EMCAPA 8131 (ciclo tardio), EMCAPA 8141 (Robustão Capixaba, tolerante à seca) e a variedade EMCAPER 8151 (Robusta Tropical), propagada por semente. Estas variedades estão sendo multiplicadas em 143 jardins clonais, na maioria dos municípios capixabas, com capacidade de produção de mais de 20 milhões de mudas por ano.

 

O café Robusta, variedade Conilon, é adaptado a condições de temperaturas médias anuais entre 22 a 26°C; tolera bem a seca e altitudes abaixo de 500 metros. Por causa dessas características, ele permite a produção onde o café Arábica não se adapta. Leia nosso outro artigo a respeito: Conheça algumas diferenças entre o café conilon e o café arábica.  Confira o vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=myM77RSBgHQ

Patrícia Tristão 21-05-2010 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.