Saiba como cultivar café Conilon

Veja o processo de produção de um dos cafés  mais consumidos no Brasil

 

Num primeiro momento, a área onde deve ser plantado o café conilon deve atender às exigências da cultura, levando em conta o solo e as condições climáticas. O local apropriado deve ter uma temperatura média anual entre 22 e 26 graus centígrados e altitude máxima de 500 metros.

Os solos indicados são os mais profundos, que sejam bem drenados e com textura média. As áreas de baixadas que tenham risco de encharcamento, os solos muito arenosos e áreas propícias à erosão são impróprias para essa cultura.

O preparo da área para a implantação da cultura começa com a limpeza do local e esta depende do tipo de vegetação presente, ou seja, se tem uma floresta ou uma cultura permanente, ou se é área de pastagem ou área de cultura anual. No caso da área ser coberta com floresta, o agricultor deve procurar o órgão florestal competente para avaliar a situação.

O plantio do café conilon deve ser feito durante o período chuvoso, pois quanto mais longe das chuvas, maior a probabilidade de perdas no plantio. Em regiões com risco de veranico, em épocas que sejam mais ou menos constantes, deve-se evitar plantar nesses períodos.

A adubação do cafeeiro é uma das práticas que mais contribui para o aumento da produtividade. No entanto existem  outros fatores, como variedade adequada, espaçamento, poda, irrigação e manejo do solo, que também contribuem para o acréscimo na produção.

O método de adubação racional consiste em oferecer à planta nutrientes de qualidade adequada e equilibrada para atender às exigências nutricionais. As etapas desta adubação compreendem a análise do solo, seguida pela correção da acidez e pela aplicação do adubo. As novas variedades de café conilon desenvolvidas foram selecionadas para alto potencial produtivo que, por sua vez, apresentam maior capacidade de extração de nutrientes do solo.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Como Produzir Café Conilon. Caso seja de seu interesse, consulte também nosso outro artigo que trata a respeito do tema: Conheça algumas diferenças entre o café conilon e o café arábica. Não deixe de conferir o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 19-12-2011 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.