Terreiro-secador de café: construção e operação

A secagem em terreiros, por ser de menor custo, é largamente utilizada pelas propriedades produtoras de café

Montagem e operação de um terreiro-secador de café

O mercado agrícola vem se tornando cada vez mais competitivo, e, por isso, o agricultor, além de se preocupar com o aumento de sua produção, também deve dar a devida importância à qualidade final dos produtos que irá comercializar.

No que se refere ao processo de armazenagem, cada produto exige uma umidade ideal para ser estocado. Essa umidade é sempre inferior àquela com a qual o produto se encontra no momento da colheita. Assim, para que alcance a umidade recomendada para o seu armazenamento, será necessário submetê-lo ao processo de secagem artificial.

Após a secagem, os produtos poderão ser armazenados por um período de tempo relativamente longo. Isso permitirá ao agricultor comercializar na entressafra, obtendo melhores preços e contribuindo com a regularização do mercado, além de outras vantagens.

Alguns grãos, como o café, precisam ser submetidos ao processo de secagem assim que são colhidos. Além do elevado teor de açúcar presente na mucilagem, o teor de umidade inicial, geralmente ao redor de 60% b.u., no momento da colheita, faz com que a taxa de deterioração seja bastante alta.

No Brasil, segundo os aspectos tecnológicos envolvidos, utilizam-se basicamente dois métodos para secagem de café. O primeiro é a secagem em terreiros: esparrama-se o produto em pisos, que podem ser de cimento, de tijolo, de chão batido ou de asfalto. O segundo, secagem em secadores: força-se o ar aquecido a passar através da massa de grãos.

A secagem em terreiros, por ser de menor custo, é largamente utilizada pelas propriedades produtoras de café; no entanto, há algumas desvantagens atribuídas ao longo período de tempo que o produto permanece secando. Por isso, pesquisas vêm sendo desenvolvidas para que esse método seja técnico e economicamente viável. E a partir daí, foi desenvolvido um método que visa melhorar a eficiência de secagem em terreiros, bem como a qualidade final do produto por meio da redução do tempo de secagem e da área disponível.

No curso "Construção e Operação de Terreiro-Secador de Café", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas em detalhes as técnica de secagem em terreiros de forma viável, proporcionando melhor qualidade para o produto final, abordando os assuntos: secagem de café, construção do terreiro-secador, construção do ciclone, construção da fornalha, instalação do conjunto motor/ventilador, operação do terreiro-secador, manejo do produto na secagem.

http://www.youtube.com/watch?v=wq2pRoDaLdU

Patrícia Tristão 24-05-2010 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.