Como melhorar a silagem com o uso de aditivos?

Atualmente, para melhorar a qualidade das silagens, tanto do processo de fermentação, como do seu valor nutritivo, os produtores rurais passaram a adicionar alguns aditivos nos silos.

Para melhorar a qualidade da silagem, tanto do processo de fermentação, como do seu  valor nutritivo, os produtores rurais passaram a adicionar alguns aditivos nos silos

Como melhorar a silagem com o uso de aditivos?
Atualmente, para melhorar a qualidade das silagens, tanto do processo de fermentação, como do seu valor nutritivo, os produtores rurais passaram a adicionar alguns aditivos nos silos.

As silagens mais comuns para alimentação animal são a silagem de milho, a silagem de sorgo e a silagem de capim-elefante. Todas essas forrageiras podem ser conservadas por meio do processo de fermentação lática, que promove a diminuição do pH da matéria orgânica. Essa acidificação interrompe o seu processo de decomposição e conserva as suas qualidades nutritivas.

Entretanto, para evitar perdas qualitativas, durante o processo da fermentação lática, alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração, como o teor de umidade das forrageiras, a exclusão do ar dentro do silo, ou ainda o uso de aditivos para melhorar a qualidade da silagem.

Como melhorar a qualidade da silagem?

Para melhorar a qualidade da silagem, tanto do processo de fermentação, como do seu  valor nutritivo, os produtores rurais passaram a adicionar alguns aditivos na silagem. Entre eles encontramos alguns  inoculantes bacterianos, NNP, enzimas, ácidos, açúcares e sal.

No entanto, tais aditivos só obterão  bons resultados, se houver o manejo adequado da ensilagem, como a rapidez ao encher o silo, a plena compactação da silagem dentro do silo, a vedação adequado do silo, ou ainda o método correto de esvaziar o silo.

Entre os aditivos mais utilizados temos os estimuladores ou os inibidores de fermentação. Ambos alteram o andamento da fermentação, bem como sua composição, para melhorar a preservação e aumentar o valor nutritivo da silagem.

Inibidores de fermentação:

Entre os inibidores de fermentação mais conhecidos temos os ácidos acético, propiônico e fórmico. O propiônico é bastante eficaz para inibir leveduras e mofos. Já o ácido inibe mofos e organismos aeróbicos.

Quanto ao ácido fórmico, este é um excelente inibidor de fermentação em silagens com alto índice de umidade. Cabe ao produtor avaliar e escolher o tipo de ácido mais adequado para o seu objetivo.

Estimuladores de fermentação:

Para estimular a fermentação da forrageira, pode ser adicionado a ela um substrato fermentável que aumentará a ação lática, favorecendo o processo de fermentação. Um outro meio eficaz de estímulo   fermentativo são os microrganismos produtores de ácido láctico.

Alguns produtores utilizam também produtos hidrofílicos, que promovem o fornecimento de carboidratos, bem como a redução do potencial de perda de efluentes. Cabe ao produtor escolher qual o melhor aditivo para o seu propósito.

5 fatores que influenciam o produtor na escolha do aditivo:

1.O aditivo a ser escolhido não pode deixar resíduos tóxicos na silagem;

2.Da mesma forma, deve ser de fácil aplicação e eficácia;

3.Também deve fazer com que a silagem ganhe maior valor energético e proteico;

4.Deve tornar o processo de fermentação muito mais eficiente;

5.Não deve ter custo maior do que o valor da silagem inaproveitada sem a sua aplicação.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Produção de Silagem.



Andréa Rocha 14-11-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.