Considerações a respeito do Nim

A planta de nim é uma árvore cujo crescimento é rápido e que, geralmente, atinge de 15 a 20 m de altura

Poucas plantas apresentam tantas particularidades medicinais e farmacológicas como o Nim

nim

A planta de nim é uma árvore cujo crescimento é rápido e que, geralmente, atinge de 15 a 20 m de altura, podendo alcançar de 35 a 40 m sob condições muito favoráveis. Ela não perde as folhas, a não ser em condições extremamente secas. O diâmetro da copa pode atingir 15 a 20 m, em árvores velhas e isoladas; o nim possui flores hermafroditas, permitindo que árvores solitárias possam produzir frutos.

O nim apresenta floração com início em dezembro e janeiro, observando-se os primeiros frutos a partir de fevereiro. O amadurecimentos dos frutos acontecem entre os meses de abril e maio, quando as polpas amolecem e as sementes caem ao chão.

Essa planta é muito resistente à seca, podendo se desenvolver sob condições pluviométricas de cerca de 400 mm anuais, porém, o ideal está entre os 800 e 1.800 mm. Da mesma forma, pode crescer em diferentes tipos de solos, mas desenvolve-se melhor em solos arenosos profundos e bem drenados. Quando há deficiência de zinco e potássio, a planta pode ser levada à clorose das folhas.

O solo ideal para o desenvolvimento do nim deve ter pH entre 6,2 e 7,0. Nas regiões onde os solos são muito pobres ou muito áridos, pode haver competição por água ou nutrientes entre as plantas. Outro fator importante para o crescimento satisfatório do nim é a luz, que deve ser em grande intensidade, pois, apesar de as mudas serem desenvolvidas em áreas sombreadas, as árvores maduras necessitam de bastante luz. Assim, as árvores solitárias normalmente se desenvolvem melhor e produzem mais frutos.

O nim é plantado, principalmente em terrenos planos ou levemente ondulados; altitudes acima de 700 a 800 m começam a retardar seu desenvolvimento e a reduzir a produção de frutos. A planta jovem compete bastante com as ervas daninhas, sendo importante que seja mantida no limpo até que desenvolva raízes profundas. Sendo as principais limitações para seu desenvolvimento as temperaturas baixas e os solos mal drenados.

A planta de nim contém mais de 30 substâncias terpenoides com propriedades inseticidas, repelentes, que reduzem a alimentação dos insetos. Tais compostos com atividade contra insetos são solúveis em água e em solventes orgânicos. Sua solubilidade em água permite que os extratos possam ser produzidos de forma simples e de baixo custo. A fim de armazenar sementes para preparar o extrato posteriormente, os frutos devem ser colhidos e despolpados, manualmente, em água, ou utilizando-se despolpadeira, como a de café. Depois disso, secam-se bem as sementes à sombra por dois dias. A armazenagem, de preferência, deve ser feita à baixa temperatura. As sementes que serão plantadas podem ser preparadas da mesma forma.

Mais de 400 espécies de insetos já foram relatadas como sensíveis ao tipo de ação do nim. A maior parte das espécies testadas foram lagartas e besouros. Tais testes foram feitos com extratos obtidos de diferentes formas. As espécies mais facilmente controladas são lagartas, pulgões, cigarrinhas e larvas de besouros, que se alimentam de plantas.

Para maiores informações, consulte o curso Cultivo e Uso do Nim, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito da planta do Nim, produção de mudas, plantio e manejo da cultura, colheita e uso do Nim, entre outros.

Beatriz Lazia 20-11-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.