Controle das formigas cortadeiras (quenquéns e saúvas)

As formigas cortadeiras mais conhecidas são as do gênero Atta, com o nome popular saúva, e as do gênero Acromyrmex, com o nome popular quenquém.

As formigas cortadeiras mais conhecidas são as do gênero Atta, com o nome popular saúva, e as do gênero Acromyrmex, com o nome popular quenquém

Controle das formigas cortadeiras (quenquéns e saúvas)
As saúvas e quenquéns pertencem à classe de insetos sociais, sendo a ordem mais evoluída dos insetos.

As formigas cortadeiras mais conhecidas são as do gênero Atta, com o nome popular saúva, e as do gênero Acromyrmex, com o nome popular quenquém.

As saúvas e as quenquéns pertencem à classe de insetos sociais, sendo a ordem mais evoluída dos insetos. As saúvas são capazes de desfolhar uma laranjeira inteira em menos de 24 horas.

As cortadeiras são consideradas extremamente prejudiciais para produtores de milho, café, soja e citros, além de causarem sérios prejuízos a horticultores, a reflorestamentos, a pastagens, entre outros.

Uma das principais características das formigas cortadeiras refere-se à sua alimentação, sendo classificadas como fungívoras, ou seja, alimentam-se de um fungo cultivado por elas dentro do ninho subterrâneo.

 O processo começa com as operárias cortadeiras, que cortam e transportam os pedaços de folhas para o ninho. Nele, as formigas jardineiras trituram as folhas e, em seguida, regurgitam um material sobre o qual cultivam o fungo do qual se alimentam.

 Como exterminar as quenquéns

 As formigas do gênero Acromyrmex (quenquéns) são mais fáceis de serem exterminadas. Basta destruir o seu ninho escavando-o e procedendo à aplicação de um inseticida sobre o local onde o fungo é cultivado.

 Outros métodos bastante eficazes são a aplicação de formicida em pó no ninho, ou ainda o uso de iscas granuladas: Fipronil ou Sulfuluramida, dispostas em uma trilha que leva até o olheiro do formigueiro. Entretanto, isso deve ser feito no período seco, pois as iscas molhadas são rejeitadas pelas cortadeiras.

Torna-se importante salientar que as iscas granuladas não exterminam as formigas de imediato. Isso ocorre aos poucos. Quando as operárias cortadeiras transportam as iscas até o interior do ninho, as formigas jardineiras as ingerem. No momento que regurgitam o material tóxico contido nas iscas, as demais também o ingerem, sendo intoxicadas, o que as leva à morte em torno de 5 dias.

 O extermínio total da colônia se dá em torno de 4 semanas.

 Como exterminar as saúvas

Inúmeros são os métodos de controle das saúvas, como o uso de iscas granuladas, a termonebulização, conhecida como fog, ou ainda o uso de formicidas fosforados em pó diluídos em água.

Tanto o fog como os formicidas fosforados diluídos em água podem ser aplicados nos períodos de seca ou chuva. Já as iscas só podem ser usadas em período seco, pois, como dissemos anteriormente, as formigas cortadeiras rejeitam as iscas molhadas.

Outro fator bastante importante é que não adianta fazer o controle das formigas cortadeiras somente em sua propriedade, pois elas podem percorrer longas distâncias com facilidade. Por isso, o certo a fazer é proceder ao controle das saúvas e quenquéns tanto na sua propriedade como nas propriedades próximas à sua.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Controle de Formigas Cortadeiras.

Andréa Rocha 12-11-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.