Conheça as principais doenças que podem atacar os coqueiros

Embora ocorram problemas em viveiro, as maiores limitações geralmente aparecem quando as palmeiras atingem a fase adulta no campo

Na cultura do coqueiro, deve ser dada uma atenção especial  ao manejo fitossanitário, uma vez que doenças e pragas são fatores que influem fortemente na produção. Embora ocorram problemas em viveiro, as maiores limitações geralmente aparecem quando as palmeiras atingem a fase adulta no campo. Por isso, devem ser feitas inspeções sistemáticas no viveiro e/ou no plantio definitivo.

Feito isto, é possível detectar os problemas na fase inicial, antes que adquiram caráter epidêmico, o que certamente facilitará muito a adoção de medidas de controle mais eficazes e econômicas. Destacaremos a seguir algumas doenças que estão intimamente relacionadas a pragas, atuando como vetores na transmissão. Como consequência, o controle destas enfermidades depende grandemente do controle dos respectivos insetos-vetores.

Doenças em viveiros: os problemas em viveiro devem ser tratados imediatamente, pois, caso não sejam tratados a tempo, podem reduzir o crescimento das mudas e atrasar a implantação da cultura no campo; vários fatores como umidade, temperatura, tipo de solo, fertilização e espaçamento podem influenciar a ocorrência de surtos de doenças.

Uma das principais doenças em viveiros é a Helminthosporiose, na qual podemos perceber manchas foliares causadas por Drechslera incurvata. O primeiro sintoma da doença é o aparecimento de um pequeno ponto de cor amarelo brilhante, rodeado por uma mancha difusa com cor amarelada.

Como medidas de controle dessa doença, recomenda-se a eliminação e queima das partes secas das folhas e a aplicação dos fungicidas thiram, mancozeb ou captan a 0, 2% em intervalos semanais, além de adubações reforçadas com nitrogênio e do controle de ervas daninhas no viveiro.

Doenças no campo: a principal doença no campo é uma típica das palmáceas no Continente Americano, ocorrendo endemicamente em todos os Estados que produzem coco e dendê no Brasil. O anel vermelho é a principal causa da mortalidade dos coqueiros, apresentando distribuição generalizada em todas as regiões produtoras.

Os sintomas iniciais da doença são caracterizados por amadurecimento e secamento dos folíolos, desidratação e coloração alaranjada dos pecíolos, bloqueio de crescimento e amadurecimento das folhas mais novas, além do apodrecimento das inflorescências e cachos. O controle da doença tem sido feito no controle do inseto vetor. São necessárias inspeções periódicas na plantação (se possível semanalmente) para detecção das plantas doentes.

Para mais informações, consulte o curso Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, os pesquisadores José Inácio Lacerda Moura e Mário Lúcio Vilela de Rezende orientam a respeito da morfologia do coqueiro, dão recomendações de técnicas a serem usadas, além de orientarem a respeito das principais doenças e pragas que podem atacar a plantação de coqueiros. Caso seja de seu interesse, leia nosso artigo Produção de coco: combate a doenças e pragas.

Beatriz Lazia 23-03-2012 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Carlos André Santos de Souza

23-11-2018

Olá! ! Meu nome é Carlos e moro próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. A uns dois anos, comprei alguns pés de Coco anão, quando fui a João Pessoa - PB. O problema que as plantas estão apresentando são manchas de cor de ferrugem em algumas partes das folhas. Gostaria de pudessem me orientar sobre oque posso fazer e qual o motivo destas manchas. Agradeço desde já. Obrigado! !!!

Resposta do Portal Agropecuário

26-11-2018

Olá Carlos,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Temos um e-book que poderá te auxiliar, para fazer o donwload grátis basta clicar aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto