Como cultivar organicamente o coqueiral

A prática de uma agricultura sustentável proporcionará ao coqueiral encontrar no solo todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento, dando frutos mais saudáveis

Como cultivar coco organicamente

A cultura do coqueiro, que é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, no Brasil, vem se destacando, também, na agricultura orgânica. Já existem diversas áreas cultivadas com coqueirais orgânicos, e há um interesse muito grande por parte de  produtores, inclusive daqueles que já produzem coco de forma convencional, em praticar a coconicultura orgânica.

O cultivo o rgânico poderá resultar em inúmeras vantagens para o agricultor. Mas, todas elas encontram-se fundamentadas em uma única condição, que é a obtenção de uma agricultura sustentável.

As plantas são seres vivos que se desenvolvem extraindo do solo boa parte do que é necessário a elas. Em outras palavras, o solo funciona como suporte físico para as plantas, possibilitando-lhes permanecerem fixas. Funciona também como fonte de água e de nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento das mesmas. Assim, podemos definir a agricultura sustentável como sendo aquela na qual as produções agrícolas poderão ser feitas, desde que sejam tomadas medidas adequadas para manter, a longo prazo, os recursos naturais do solo, causando o mínimo de impactos ambientais e preservando a vida e o equilíbrio biológico.

Nesse caso, a produção agrícola deixa de estar condicionada aos processos de nutrição e combate químicos de doenças e pragas e passa a ser dependente das condições orgânicas adequadas para o desenvolvimento das plantas que deverão existir no solo.

A prática de uma agricultura sustentável proporcionará ao coqueiral encontrar no solo todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento, dispensando, portanto, adubações químicas e pulverizações com agrotóxicos. Além disso, certamente, existirá um equilíbrio biológico no solo e, com isso, o ecossistema será preservado, e os produtos obtidos, tanto a água, como a polpa, serão mais saudáveis e os preços de mercado maiores. E isso, certamente, proporcionará uma lucratividade satisfatória.

No curso "Cultivo Orgânico de Coco", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas as principais informações a respeito do cultivo, tanto para o consumo in natura, ou seja, da água, como para a industrialização da polpa do coco seco.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedor a da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

De acordo com o professor do curso, Adoniel Amparo, um coqueiral já implantado pelo sistema convencional poderá ser convertido em coqueiral orgânico. Nesse caso, não justifica erradicar um para começar outro, mesmo porque, o solo certamente estará contaminado com agrotóxicos. Também é possível desintoxicar os coqueiros já existentes, fazendo com que eles venham, em um prazo não muito longo, a serem classificados como orgânicos. Qualquer produto, para ser considerado orgânico, deverá passar por um processo de certificação, junto a um órgão competente.

http://www.youtube.com/watch?v=ao1biAzcBSU

Patrícia Tristão 25-05-2010 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.