Produção de coco: Combate a doenças e pragas

Do coco obtém-se, além da água e da polpa, o óleo, que é a gordura, minerais e vitaminas essenciais; o seu fruto é consumido fresco.

A incidência dessas pragas e de doenças, vem trazendo  problemas sérios para os produtores de coco em todo o Brasil

Técnicas para evitar e controlar pragas e doenças no coco

Do coco obtém-se, além da água e da polpa, o óleo, que é a gordura, minerais e vitaminas essenciais; o seu fruto é consumido fresco. Este é largamente empregado na indústria alimentícia como óleo de mesa e, também, na produção de margarina, glicerol, cosméticos, detergentes sintéticos, sabão, velas e fluidos para freios. A casca do coco é usada na fabricação de cordas, tapetes, chapéus e encosto de veículos. Daí a grande importância econômica dessa cultura em nosso país, principalmente nas regiões tropicais.

As pragas são de relevância para a cultura do coqueiro, causando danos durante os diferentes estágios de desenvolvimento. A incidência dessas pragas e de doenças, vem trazendo  problemas sérios para os produtores de todo o Brasil, além da depreciação do fruto, limitando a comercialização.

Embora ocorram problemas em viveiro, as maiores limitações, geralmente, aparecem quando as palmeiras atingem a fase adulta no campo. Inspeções sistemáticas devem ser feitas no viveiro e/ou no plantio definitivo, visando detectar os problemas na fase inicial, antes que adquiram caráter epidêmico, o que certamente facilitará em muito a adoção de medidas de controle mais eficazes e econômicas.

Algumas das doenças estão intimamente relacionadas a pragas, as quais atuam como vetores na transmissão. Como consequência, o controle dessas enfermidades depende grandemente do controle dos respectivos insetos-vetores.

No curso "Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas,  são apresentadas as formas para identificar e controlar as principais pragas e doenças da cultura do coqueiro.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Cada praga e doença tem suas particularidades de desenvolvimento e controle, sendo importante o conhecimento das características biológicas de cada uma. Como medida preventiva, recomenda-se, inicialmente, a fiscalização efetiva do plantio, adubação balanceada sem excesso de nitrogênio, eliminação de ervas daninhas, aumento da aeração e o tratamento químico. Um bom controle e manejo de pragas começa com as inspeções constantes no coqueiral, com o objetivo de identificar os problemas.

http://www.youtube.com/watch?v=1Of-gNoLT2k

Patrícia Tristão 27-05-2010 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.