Como preparar o coco para o processamento

Os frutos devem ser manuseados com cuidado e transportados o mais rápido possível, em veículos fechados e em horários de temperaturas mais amenas

 

Todo o preparo do coco começa com a colheita, e esta depende de vários fatores como a tradição local, o clima, a variedade e a finalidade a que se destina o fruto. Nesse caso, as variedades anãs têm vantagens evidentes, apesar de algumas variedades anãs alcançarem tamanhos consideráveis.

O tamanho dos frutos que vão ser colhidos depende da finalidade de seu uso, por exemplo, se a finalidade é a comercialização de água-de-coco para consumo in-natura, os frutos são colhidos ainda verdes. Já para a alimentação local, o coco pode ser colhido em várias fases de desenvolvimento, desde que estejam maduros.

Outro fator importante no preparo do coco para o processamento é o transporte dos frutos. A qualidade é afetada pelo tempo decorrente entre a colheita e o processamento, por isso os frutos devem ser manuseados com cuidado e transportados o mais rápido possível, em veículos fechados e em horários de temperaturas mais amenas.

Ao chegarem ao seu destino final, que possivelmente será uma fábrica, os cocos devem ser pré-selecionados para que sejam retirados aqueles passados e com lesões físicas. Os galpões para a estocagem deverão ser telados, apresentar uma boa ventilação e evitar os raios de sol e a elevação da temperatura.

Em pequenas indústrias, a retirada dos frutos dos cachos é feita com o auxílio de um facão, mas já existem no mercado máquinas que são adaptadas para essa tarefa. Durante este processo é feita a seleção final, na qual os frutos com algum problema, e que por algum motivo passaram para o processo final, são retirados definitivamente. O despencamento deverá ocorrer um pouco antes do início do processamento propriamente dito.

Para a lavagem, exitem diversos tipos de lavadores adaptados. As pequenas indústrias chegam a lavar coco por coco com auxílio de escovas. No entanto, as maiores trabalham com lavadores sofisticados e de elevado custo, aí vai depender de quanto o produtor deseja investir na sua indústria.

Após a lavagem, deve-se secar os frutos para evitar que a água da lavagem se escorra para dentro do tanque ou do funil onde o fruto é virado para a retirada da água, reduzindo a possibilidade de contaminação do produto.

Para a abertura do fruto do coqueiro, existem diversas maneiras. Estas vão desde o uso de facão em aço inoxidável até sistemas mecânicos mais ou menso automatizados.

Para obter mais informações a respeito do assunto, consulte nosso outro artigo. Para se aprofundar no tema e gerar uma nova fonte de renda, faça o Curso Industrialização do Coco, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Beatriz Lazia 29-12-2011 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.