Irrigação em coqueiro anão

Os sistemas mais indicados para a cultura de coqueiro anão são a irrigação  localizada e a por aspersão convencional móvel

 

Os sistemas de irrigação mais indicados para a cultura de coqueiro anão são a localizada e a aspersão convencional móvel. A irrigação por aspersão consiste em aplicar a água na forma de chuva sobre a superfície do solo.

Entre os sistemas de irrigação por aspersão, o mais aconselhado é o sistema móvel. Ele pode ser utilizado por pequenos produtores que trabalhem com outras plantações também irrigadas.

O coqueiro é cultivado com grandes espaçamentos entre plantas e fileiras. Além disso, ele requer, pelo menos, dois anos para entrar em grande produção. Sendo assim, o consórcio de outras culturas permite agregar valores ao coqueiro, reduzindo assim, os custos de implantação.

A irrigação por aspersão irriga toda a área, adapta-se muito bem às situações em que se praticam a combinação de outras culturas com o coqueiro, prinicipalmente quando se trata de feijão, mandioca, milho ou arroz.

Já os métodos de irrigação localizada são constituídos por um conjunto motobomba, cabeçal de controle, linha principal, linhas secundárias, linhas de derivação, linhas laterais e emissores. Geralmente, a área cultivada é subdividida em setores.

Cada linha de derivação será responsável por fornecer água para um setor. Desse modo, no início dos setores, existem os cavaletes, que são estruturas construídas por tubos de PVC, responsáveis por desviar parte da água da linha secundária para a linha de derivação.

Os produtores que desejarem obter mais informações a respeito de irrigação de coqueiro anão podem ler o artigo que trata a respeito desse assunto. Para informações mais detalhadas, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Irrigação do Coqueiro Anão. Nele os produtores irão adquirir conhecimentos sobre cultura e irrigação do coqueiro anão, sistemas e manejo de irrigação, entre outros assuntos.

Beatriz Lazia 13-12-2011 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.