Cultura do Arroz: gramínea que alimenta mais da metade do mundo

A cultura do arroz é importante na alimentação humana e possui técnicas bem específicas no seu cultivo

 A cultura do arroz é importante na alimentação humana e possui técnicas bem específicas no seu cultivo.

Cultura do Arroz: gramínea que alimenta mais da metade do mundo

O arroz é consumido, praticamente em todas a partes do globo, alimentando mais da metade da população mundial. É uma gramínea composta por 7 espécies diferentes, sendo a terceira maior cultura cerealista do mundo, só perdendo para o milho e o trigo. Entretanto, é preciso observar as condições de clima, temperatura, irrigação, entre outras, para que a cultura do arroz seja conduzida de forma a alcançar altas produtividades e chegar à nossa mesa como a conhecemos.

A China ocupa o primeiro lugar, como produtor mundial de arroz, com cerca de 36% do total. Esse país produz 39% do arroz do Continente Asiático. Este produz 92% do arroz no mundo. Já o Brasil encontra-se entre os nove maiores produtores do mundo, produzindo cerca de 1,9%  da produção mundial.

A nível de Brasil, temos a seguinte condição, por região:

 

O arroz é fonte de hidratos de carbono e, dependendo do tipo, pode conter cerca de :

- 8,5 g de proteína/100 g de arroz roxo;

- 5,5 mg de Ferro/100 g de arroz vermelho;

- 3,3 mg de Zinco/100 g de arroz vermelho;

- 4,9 g de Fibra/100 g de arroz preto;

O arroz não beneficiado possui mais nutrientes que o arroz beneficiado ou polido. Por isso, o arroz integral é mais nutritivo que o normal.

Clima

O arroz é cultivado em uma amplitude muito grande de climas,desde as regiões tropicais até as temperadas. A cultura se adapta aos mais variados climas, sendo os fatores mais importantes a temperatura, o fotoperíodo e a radiação.

A planta do arroz adapta-se bem em temperaturas variando de 22 a 33 °C. As temperaturas abaixo de 17°C podem acarretar prejuízos à cultura. Por isso, é importante que os plantios não ocorram em dias nublados ou chuvosos para que tenham o máximo de luz solar para sua produção.

Já os ventos muito fortes podem ser prejudiciais, principalmente depois da granação, pois pode ocorrer o acamamento das plantas.

Cultivo

A planta do arroz é hidrofílica, ou seja, gosta de bastante água; por isso, grande parte dos plantios é feita em tabuleiros alagáveis, construídos dentro de padrões técnicos, que permitem inundar a cultura com lâmina de água de 20-25 cm da superfície.

Os solos ideais para o cultivo são planos e argilosos, que podem segurar mais a lâmina de água. O pH ideal para a cultura varia de 5,7 a 6,2; os solos são corrigidos com calcário, após a análise de solo; e a adubação é feita conforme as necessidades da cultura do arroz.

As variedades de ciclo mais longo devem ser plantadas no final de setembro ou outubro; as de ciclo mais curto, em dezembro ou, dependendo do tempo, um pouco mais tarde. Da mesma forma, é imprescindível o tratamento das  sementes de arroz antes do plantio. O gasto de sementes fica em torno de 25 a 35 kg/ha.

A planta possui fases distintas: de crescimento, reprodução e maturação; assim, é importante controlar a lâmina de água, de acordo com as fases da cultura, e proceder aos tratos culturais, que são: controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Faz-se a colheita do arroz, verificando a umidade dos grãos, que, para a maioria das variedades, deve estar entre 18 a 22%. Outros fatores a serem considerados são: colhe-se o arroz, quando este apresentar panículas em cerca de 80%  pendentes, com 2/3 dos grãos já maduros e de cor amarelada. Essas características permitem que se colha corretamente essa gramínea, evitando a colheita de grãos muito verdes.

O presente texto tem a intenção de chamar a atenção para uma das principais culturas utilizadas na alimentação do homem, além de demonstrar o quanto a cultura do arroz é importante para a agricultura internacional.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Agricultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 18-07-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.