Paisagismo: conheça e identifique os elementos paisagísticos

Para iniciar um projeto de paisagismo, é importante conhecer seus elementos básicos

 Para iniciar um projeto de paisagismo, é importante conhecer seus elementos básicos.

Paisagismo: conheça e identifique os elementos paisagísticos

O paisagismo é a organização dos espaços externos, sejam eles na cidade ou no campo, com a finalidade de proporcionar bem-estar aos seres humanos e conservar bens naturais. Ele engloba ciências, engenharia e arte visando a um resultado único que incorpore bom gosto e funcionalidade, e interagindo com as construções e benfeitorias a seu redor. Vários elementos já existem na paisagem ou serão incorporados  a ela, devendo ser considerados ao se iniciar um projeto na área de paisagismo. São eles: a vegetação, a terra, a morfologia do terreno, os equipamentos de lazer, a água, a circulação, os passeios, o mobiliário urbano e a iluminação. Todos chamados elementos paisagísticos.

A vegetação

A vegetação é um conjunto de organismos vivos, presentes na natureza ou implantados nela, por meio da qual se pode modificar o ambiente. É importante se escolher vegetação nativa ou bem adaptada. Esta não pode gerar riscos para a população nem ter frutos ou flores que provoquem toxidez. Além de ser escolhida com base em seu porte, tipo de raiz, adaptação a condições de solo, luz natural, resistência a pragas e doenças e produção de frutos para atrair a fauna local.  Da mesma forma, é preciso que se adquira mudas de bom porte, com procedência e preços em conta.

A terra

A terra é um elemento a ser trabalho no projeto, pois inúmeros trabalhos poderão ser realizados no terreno para a mudança de volumes de local, bem como a criação de novos. Quanto ao relevo geral, este não poderá ser modificado e, quando em terrenos muito inclinados, deve-se fazer a sua conservação com a locação e a execução de terraços. No início das obras, deve-se retirar amostras de terra para fazer a análise de solo e efetuar as devidas correções e adubações.

A água

O projeto de paisagismo deve aproveitar, ao máximo, os corpos d'água existentes no local, além de conservá-los, pois geram bem-estar aos seres humanos. Deve-se considerar possíveis drenagens, bem como a melhor maneira de realizá-las. Da mesma forma, planeja-se a irrigação, escolhendo a mais adequada e os locais de captação da água, para que esta seja economizada.

Os equipamentos de esporte e lazer

Em caso de propriedades privadas, devem ser levados em consideração o gosto do proprietário e suas necessidades. Sempre respeitando as normas técnicas quando necessário. No caso de espaços públicos, no planejamento do projeto, deve-se atender a todas as faixas etárias. São muito comuns, quadras poliesportivas, parques infantis, pistas de skate, mesas para jogos de tabuleiro e outros. No entanto, deve-se atentar às normas específicas para estes tipos de instalação.

O mobiliário urbano

O mobiliário urbano, assim como a vegetação, têm a função de estruturar e organizar o espaço. Geralmente são bancos, postes, suportes para as plantas e outros. É importante que sejam bem resistentes e de fácil ou nenhuma manutenção. Entretanto, deve-se fazer orçamentos e utilizar sempre mobiliários de fácil reposição no caso de paisagismo público.

Se em espaço particular, o mobiliário deve atender ao desejo do cliente, conforme o estilo desejado, além do bom gosto. Podem ser dos mais variados: bancos, cadeiras, jardineiras, objetos de demolição, ou ainda, mesas , estátuas e outros.

Os pisos

Os pisos devem ocupar o menor espaço possível, com extensa área permeável, para a absorção de água e ocupação da vegetação. Os tipos de pisos devem ter em vista seu uso, sua qualidade estética, sua durabilidade, além da facilidade de manutenção e de permeabilidade às águas pluviais. Opções como pedricos, pisos articulados e gramados têm estas características.

Em áreas, como praças e condomínios, os passeios devem ser de concreto, desempenados, ou blocos de concretos, intertravados e com largura mínima de 1,50 m, dependendo do número de pessoas que circulam no local.

A iluminação

A iluminação deve proporcionar segurança, melhorar a utilização do espaço externo e ainda ser elemento de destaque, para as composições paisagísticas, no período noturno. No entanto, deve ser feito um projeto específico detalhado e dentro de normas técnicas.

Os detalhes construtivos

No projeto paisagístico, tudo deve ser avaliado, como a necessidade de rampas, pérgulas, canaletas, grelhas, escadas hidráulicas, corrimões e outros elementos, que possam facilitar o acesso ou servir de uso para o escoamento de águas pluviais.

Conhecendo e estudando estes elementos, pode-se planejar o projeto paisagístico, levando em consideração todas a etapas que devem ser cumpridas na obra, além dos materiais necessários e de um cronograma de execução bem definido. O sucesso do projeto, seja em áreas públicas ou em áreas privadas, deve sempre respeitar o bem-estar das pessoas que frequentarão estes espaços.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Jardinagem e Paisagismo, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins.

 

Andréa Rocha 25-07-2013 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.