7 orientações de especialistas sobre plantio de laranja

A laranjeira apresenta elevado potencial de desenvolvimento em países com clima tropical, como o Brasil

7 orientações de especialistas sobre plantio de laranja

Frutífera asiática, a laranjeira (Citrus sinensis) apresenta elevado potencial de desenvolvimento em países com clima tropical, como o Brasil. Este é o principal motivo pelo qual nosso país é o maior exportador de suco de laranja do mundo. “As principais regiões produtoras de laranja estão concentradas, em São Paulo e no Triângulo Mineiro, com pico de produção de abril a dezembro”, enfatiza Paulo Antônio D'Andréa, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros.

Se você pretende investir na citricultura, mais especificamente na produção de laranjas, confira as orientações de especialistas sobre plantio:

1. Aquisição de mudas


Adquira preferencialmente mudas com um metro de altura e um ano de idade, pois são mais vigorosas, o que favorece o pegamento. Normalmente, elas são produzidas em viveiros por enxertia ou semeadura. Outra orientação importante: compre mudas apenas de produtores credenciados e idôneos para garantir frutíferas sadias, sem pragas nem doenças.

2. Escolha das variedades


As variedades de laranja são as seguintes: precoce (safra de março a abril), meia-estação (safra de maio a julho) e tardia (safra de agosto a dezembro). Muitos fruticultores implantam no pomar laranjeiras de variedades distintas para garantir produção o ano todo. A laranja Bahia é uma das mais exportadas e a laranja Pera, a mais cultivada e consumida no Brasil.

3. Condições de temperatura


As temperaturas favoráveis ao desenvolvimento da laranjeira devem se manter entre 23°C a 32°C. As variedades de laranja precoces são as melhores para serem cultivadas em regiões com clima quente. Outra dica relevante é para cultivar a laranjeira em locais com alta incidência solar (longo fotoperíodo), pois as várias horas de sol aumentam o teor de vitamina C da laranja.

4. Condições de solo


Esse citros se desenvolve com mais vigor em solos profundos, areno-argilosos, bem drenados e com pH entre 5 e 6. A adubação e a calagem devem ser realizadas após análise do solo em laboratório. Geralmente, o fruticultor adiciona adubo orgânico na primavera e no verão para que a laranjeira se torne mais produtiva.

5. Época de plantio


A época de plantio das mudas de laranja ocorre no início das chuvas. Entretanto, em pomares irrigados, o plantio pode ser realizado ao longo do ano. Os dias nublados são bastante favoráveis para o pegamento das mudas. Estas devem ser plantadas em covas com colo a cinco centímetros do nível do solo.

6. Espaçamento ideal


A dimensão das covas deve respeitar as seguintes proporções: 40 x 40 x 40 centímetros. O espaçamento entre linhas deve seguir a distância de sete metros; já o espaçamento entre plantas, de quatro metros. Com isso, cada frutífera ganha espaço para se desenvolver facilmente sem prejudicar a outra.

7. Quando e como colher


Conforme a variedade, a colheita de laranjas varia de 6 a 16 meses. Estas devem ser colhidas quando alcançarem o estágio de maturação próprio para consumo. O ponto de maturação depende da espécie de laranjeira. No processo, as laranjas podem ser colhidas por torção e arranquio ou com o auxílio de tesouras ou instrumentos afins.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Cultivo Orgânico de Citros

Produção de Limão Taiti

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Fontes: Globo Rural - revistagloborural.globo.com
Cultura Mix - meioambiente.culturamix.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 29-05-2020 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.