Acabe com a ferrugem da jabuticabeira com receitas caseiras

Acabe com a ferrugem da jabuticabeira com receitas caseiras. A doença é bastante agressiva e pode ocorrer em outras frutíferas.

Quando a jabuticabeira é atacada pela ferrugem, a planta apresenta manchas necróticas circulares e um pó na cor amarela

 

Você sabia que é possível acabar com a ferrugem da jabuticabeira com receitas caseiras? Algumas delas são tão boas quanto os produtos existentes no mercado. A doença é bastante agressiva e pode ocorrer em outras frutíferas. Portanto, é preciso estar atento para que seu pomar não seja acometido por esse mal. O fungo Puccinia psidii wint atinge folhas, botões, frutos e ramos das jabuticabeiras - o que afeta a qualidade dos frutos e a produtividade da frutífera.  

Quando a jabuticabeira é atacada pela ferrugem, a planta apresenta manchas necróticas circulares e um pó na cor amarela. Assim que for identificada, o combate ao fungo deve ser imediato para que o quadro geral da planta não se agrave ainda mais. O controle da doença pode ser feito com pulverização de calda bordalesa, calda de fumo mais sabão de coco e emulsão de óleo. Todos bastante eficientes no combate ao fungo.

Emulsão de óleo mineral

A emulsão de óleo pode ser preparada com 8 litros de óleo mineral, 1 kg de sabão comum e 2 litros de água. Após misturar todos os ingredientes, a mistura deve ser levada ao fogo brando para fervura. Por fim, é formada uma pasta consistente - esta deve ser guardada em um pote hermeticamente fechado.

No momento de aplicar o produto, este deve ser dissolvido -  50 gramas da pasta/3 litros de água morna. Aplique nas folhas com ferrugem com o auxílio de um pano limpo.  

Calda bordalesa

Se você deseja preparar 10 litros de calda bordalesa, você irá precisar de 100 gramas de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem e 10 litros de água. Prepare na véspera da aplicação. Coloque o sulfato de cobre dentro de um pano de algodão limpo e amarre. Coloque-o em um litro de água morna para dissolver aos poucos.

À parte, dissolva a cal em 9 litros de água. Junte a água do sulfato e misture bem. Antes da aplicação, é preciso testar o pH da calda - mergulhe uma faca limpa na mistura - 3 minutos. Caso a faca escureça, a calda está muito ácida e precisa de mais cal.

Se permanecer normal, a calda está adequada para a pulverização - esta deve ser realizada em toda a planta. Proteja o rosto com máscara, use luvas e botas.

Calda de fumo mais sabão de coco

Em um recipiente, coloque para curtir um rolo de fumo e 50 gramas de sabão de coco em um litro de água. Após 24 horas, coe a mistura e acrescente mais 5 litros de água. Pulverize as jabuticabeiras infestadas - semanalmente ou quando necessário.

Fonte: Aldeia Global.

Confira os Cursos a Distância da Área Fruticultura.

Andréa Oliveira 14-10-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.