Aprenda sobre os tratos culturais importantes para a produção de maracujá

O maracujazeiro é uma planta de origem tropical que encontra, no Brasil, condições excelentes para o seu cultivo

 

Tutoramento

Depois do plantio, o maracujá passa a emitir várias brotações que, se puderem crescer livremente, formarão uma touceira impossível de ser conduzida. Sendo assim, é necessário fazer um desbaste desses brotos, deixando apenas um, o mais vigoroso, que constituirá a haste principal, que deve ser conduzida até o arame superior por um tutor para ficar ereta.

Esse tutor pode ser de madeira, bambu, cordão ou barbante. Esta operação de conduzir a haste principal é muito importante para evitar que ventos ou mesmo o próprio peso da haste possam quebrá-la. Ainda deve ser observado se a gavinha está causando o estrangulamento da haste, caso isto ocorra poderá causar um atraso no desenvolvimento da planta ou até mesmo a sua morte.

Poda

A poda de formação tem o objetivo de conduzir a planta de acordo com o sistema de sustentação pré-escolhido. Quando a haste principal ultrapassar cerca de 20cm do arame superior, a ponta deve ser cortada para quebrar a dominância apical e forçar a brotação das gemas laterais.

Outra poda importante que deve ser feita é a poda da extremidade dos ramos produtivos a 20cm do chão. Os ramos produtivos tendem a alcançar o solo e os frutos que aí se formarem apodrecerão. A época mais apropriada para se fazer a poda é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. Desta forma, a planta podada entra em brotação.

Capina

O processo de capina é necessário para o controle das plantas daninhas, pois elas concorrem por água, luz e nutrientes com as plantas, prejudicando o crescimento das mesmas. Recomenda-se que o produtor elimine o mato numa faixa de até 80cm, de cada lado da linha de plantas. A capina pode ser feita com o auxílio de enxadas ou quimicamente, com o uso de herbicidas.

Uma dica importante é que na operação de capina, deve-se tomar cuidado para não ferir as raízes, pois no maracujazeiro elas são muito superficiais. Pelo mesmo motivo, não se deve usar a grade ou a enxada rotativa nas entrelinhas.

Irrigação

É necessário haver um teor de água no solo suficiente para atender às necessidades das plantas durante o crescimento da muda e durante os períodos de florescimento e frutificação, pois é neste período que a planta estará em plena produção. Quando a seca é forte, a planta produz raízes, folhas, flores e frutos em pequenas quantidades. É aí que entra a irrigação, sendo que, em termos gerais, a irrigação sistemática implica em melhor florada e pegamento de frutos, o que resulta em aumento de produção da ordem de 35% a 75% e melhor qualidade do fruto, que tem maior tamanho e peso.

Polinização artificial

O maracujá amarelo apresenta auto-incompatibilidade, ou seja, é incapaz de produzir frutos quando as flores de uma planta são polinizadas com o próprio pólen. Além disso, diferentes plantas podem ser ou não compatíveis entre si. Além disso, o grão de pólen é muito pesado e não pode ser carregado pelo vento, necessitando, portanto, de um agente polinizador.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Maracujá. Neste curso, o engenheiro agrônomo Waldir Vicente dos Santos orienta os produtores quanto ao preparo do solo, adubação, plantio, tratos culturais, entre outros. Leia também nosso artigo Produção de maracujá, que aborda o mesmo tema.

Beatriz Lazia 11-04-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.