Colheita e acondicionamento das goiabas para a comercialização

As goiabas devem ser colhidas, assim que atingirem seu pleno desenvolvimento, e acondicionadas de forma adequada, para que sejam bem-aceitas no mercado consumidor

As goiabas devem ser colhidas, assim que atingirem seu pleno desenvolvimento, e acondicionadas de forma adequada, para que sejam bem aceitas no mercado consumidor

Colheita e acondicionamento das goiabas para a comercialização

A goiaba (Psidium guajava) é um fruto carnoso, podendo apresentar a casca nas colorações verde, amarelada ou roxa. Sua polpa pode rosada, branca ou dourada, com inúmeras sementes, que podem ser ingeridas facilmente. No Brasil, as variedades mais produzidas são a de polpa branca (mais aceita no mercado externo) e a de polpa rosada (mais aceita no mercado interno).  

Independente da variedade, as goiabas podem ser consumidas in natura, ou como compotas, geleias, sucos, ou ainda a famosa goiabada. Na gastronomia mundial o fruto também é utilizado para fazer molhos salgados, como substituto do tomate.

Além de ser deliciosa, a goiaba in natura é fonte de vitamina C, cerca de 80,6 mg em 100 de fruto. Entre os seus inúmeros benefícios para a saúde estão: diminui o colesterol ruim, controla a pressão arterial, auxilia no combate ao tabagismo, diminui o cansaço físico, entre outros.

Valores nutricionais em 100 g de goiaba:

Valor energético: 54.2 Kcal;

Fibra alimentar: 6,2 g;

Vitamina C: 80,6 mg;

Potássio: 197,6 mg;               

Cálcio: 4,5 mg;

Fósforo: 15,4 mg;

Manganês: 0,1 mg;    

Magnésio: 6,9 mg;     

Ferro: 0,2 mg;

Zinco: 0,1 mg.

Colheita das goiabas:

As goiabas devem ser colhidas no período do dia em que a temperatura é mais amena.

Como os frutos da goiabeira se desenvolvem de forma descontínua, é necessário proceder à colheita de 2 a 3 vezes semanalmente.

O ponto da colheita das goiabas é quando elas estiverem verdes ou "de vez". Entretanto, se o destino das goiabas é o processamento industrial, os frutos devem ser colhidos maduros, mas não passados.

Os responsáveis por colher os frutos devem ser bem treinados, para que não causem danos às goiabas, o que certamente aumenta o processo de deterioração do fruto.

Da mesma forma, quaisquer machucados na goiaba desqualifica o produto para o mercado consumidor.

Acondicionamento para comercialização:

As goiabas colhidas são acondicionadas em cestos de mão, forrados com folhas de goiabeiras, para que os frutos fiquem bem protegidos, até seguirem para a classificação e higienização.

Após o beneficiamento das goiabas, estas são envoltas em um papel próprio para esse fim e acondicionados, em caixas de madeira ou papelão, em apenas uma camada, para não causar injúrias aos frutos.

Feito isso, os frutos são transportados para serem comercializados.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, entre eles o Curso Produção de Goiaba, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 11-12-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.