Comer pitanga faz bem à saúde?

A pitanga (Eugenia uniflora) é rica em nutrientes essenciais à manutenção da boa saúde do indivíduo

Comer pitanga faz bem à saúde?

A pitanga (Eugenia uniflora) é rica em nutrientes essenciais à uma vida saudável. Conhecida como cereja brasileira, seu sabor lembra o da manga, só que mais ácido. As folhas da pitangueira apresentam um óleo essencial chamado terebintina, utilizado como anestésico local, para aliviar as dores reumáticas, artrite, bursite ou dores musculares. Além disso, essa poderosa frutinha apresenta propriedades antioxidantes e antissépticas. Portanto, sim, comer pitanga faz bem à saúde.

Previne problemas cardiovasculares


Os minerais e as vitaminas presentes na pitanga reduzem a pressão arterial e previnem uma série de doenças cardiovasculares. Quando o indivíduo consome regularmente a fruta, ele mantém o coração e os vasos sanguíneos saudáveis. Com isso, não há riscos de infarto nem derrames (ou AVCs – acidentes vasculares cerebrais).

Fortalece os ossos


Fonte de vitamina A, a pitanga contribui com o fortalecimento dos ossos, tornando-os resistentes a fraturas. O mesmo vale para o cálcio contido na pitanga, considerado um mineral essencial para a manutenção da boa saúde dos ossos. Não é mera coincidência que o consumo regular de pitanga previne a osteoporose e ajuda na recuperação de lesões ósseas.

Combate os radicais livres


As vitaminas presentes na pitanga são ricas em antioxidantes, que previnem a ação nociva dos radicais livres. Quando produzidos, os radicais livres desencadeiam reações que causam inflamações e doenças degenerativas. Por esses motivos, os antioxidantes são tão importantes, pois reduzem a oxidação promovida pelos radicais livres.

Previne o câncer


As antocianinas, os carotenoides e os flavonoides são antioxidantes contidos na pitanga, que combatem energicamente os radicais livres, que causam uma série de males ao organismo humano, inclusive, o câncer.

Contribui com a saúde da pele


A pitanga é constituída de vitaminas poderosas, que contribuem com a boa saúde da pele, além de mantê-la hidratada. Como destaque, temos a vitamina A, que estimula a produção de colágeno, tonificando a pele. Além disso, o ácido ascórbico (ou vitamina C) da pitanga previne o envelhecimento precoce da pele.

Cura doenças respiratórias


A vitamina C da pitanga previne gripes, resfriados e várias doenças respiratórias, além de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o consumo regular da fruta melhora as funções pulmonares, garantindo o bom funcionamento dos pulmões.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Acerola

Produção de Morango

Produção de Quivi (Kiwi)

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-02-2022 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.