Conheça as principais pragas e doenças que atacam o maracujá

Doenças causadas por bactérias e vírus são alguns dos principais problemas para a cultura do maracujá

O maracujá encontra no Brasil condições excelentes para o seu cultivo

  maracujá

Doenças causadas por bactérias e vírus são alguns dos principais problemas para a cultura do maracujá. Sendo assim, inspeções constantes devem ser feitas no pomar a fim de identificar os problemas e buscar uma forma de saná-los. Como essas pragas e doenças sempre trazem prejuízos aos produtores, faremos um mapeamento das principais delas. Começaremos pelas pragas.

Pulgões

São pequenos insetos, cuja aparência é delicada e trazem sérios riscos ao maracujazeiro. São responsáveis pela transmissão de uma doença conhecida como o vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro, doença essa que pode acabar com o pomar. As plantas que apresentarem os sintomas dessa virose devem ser arrancadas imediatamente. Algumas espécies são tidas como hospedeiras para os pulgões, são elas: o pepino, a melancia, a abóbora, o melão, a ervilha e o tomate. Por isso, deve-se evitar o plantio dessas espécies nas imediações do pomar.

Percevejos

Esses insetos sugam a seiva de todas as partes da planta, resultando na queda de botões florais e de frutos novos, além do murchamento de frutos mais desenvolvidos. O controle dessa praga deve ser feito inicialmente por métodos culturais, que consistem em manter o mato roçado no interior e nas áreas próximas à lavoura, bem como na eliminação das plantas daninhas hospedeiras. Mas, se mesmo assim a praga continuar no pomar, deve-se passar ao controle químico, por meio de pulverizações.

Lagartas

As lagartas atacam o pomar no período seco do ano, que vai de junho a agosto, principalmente as folhas novas. Em plantas jovens, os prejuízos podem ser ainda maiores, pois as lagartas podem causar desfolha total, levando as plantas à morte, em casos de ataques sucessivos. O controle deve ser feito por meio de pulverizações com inseticidas.

Passemos às doenças. Essas podem ser causadas por fungos, vírus, bactérias e nematoides. Já a intensidade dos danos dependerá das condições climáticas e culturais.

Tombamento

O tombamento é causado por fungos e caracteriza-se por uma lesão entre as raízes e o caule da planta, que acaba por provocar o tombamento e a morte. O aparecimento da doença é favorecido pelo excesso de água na sementeira, excesso de sombreamento e o uso do solo já contaminado. Para o controle, indica-se o manejo correto da sementeira.

Antracnose

Essa doença ataca, normalmente, durante o verão, quando a temperatura e a umidade do ar estão altas. É uma doença causada por fungos e seu ataque pode ser percebido quando surgem manchas circulares relativamente grandes, com aspecto aquoso, localizadas no limbo foliar. Como consequência da doença, ocorre uma intensa desfolha da planta, os ramos ficam com manchas descoloridas e os ponteiro secam e morrem.

Verrugose

A verrugose é causada por fungos que atacam as folhas, os ramos e os frutos do maracujazeiro. A doença tem maior incidência em períodos de temperaturas amenas. Causa manchas circulares nas folhas, principalmente nas mais novas, que mais tarde sofrem necrose e caem. Os ramos, as gavinhas e os frutos apresentam lesões circulares e translúcidas que depois cobrem-se de tecido corticoso, áspero e saliente, de cor parda, com aspecto de "verrugas".

Essas são algumas das principais pragas e doenças que atacam o maracujazeiro, uma planta de origem tropical que encontra, no Brasil, condições excelentes para o seu cultivo. Para obter mais orientações a respeito do controle dessas pragas e doenças, consulte o Curso Produção de Maracujá, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do engenheiro agrônomo Waldir Vicente dos Santos. Leia também nosso outro artigo Aprenda sobre os tratos culturais importantes para a produção de maracujá.

Beatriz Lazia 14-08-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Antônio Benedito de Paula Cruz

21-02-2021

tenho plantado maracujá´ na minha casa e tem dado muita lagarta existe algum produto que eu posso passar

Resposta do Portal Agropecuário

26-02-2021

Olá, Antônio 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que consulte um agrônomo ou técnico da área, para que o mesmo possa analisar sua plantação e assim orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika

Ana Lúcia de Araújo Silva

22-05-2020

Bom dia! Tenho uma pequena plantação de maracujá, estava tudo bem, mas agora algumas flores estão caindo e aparecendo umas manchas brancas nas folhas. O que faço?

Resposta do Portal Agropecuário

26-06-2020

Olá,Ana Lúcia 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga analisar sua plantação e  orientá-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Dirceu Poliszuk

25-11-2019

Bom.dia ,estou comum problema no pé de maracujá doce o fruto apodrece na parte inferior e dentro se encontram larvas nas sementes.

Resposta do Portal Agropecuário

04-12-2019

Olá,Dirceu

Tudo bem?

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-maracuja e conheça mais sobre o curso que temos na área.

Atenciosamente,

Erika Lopes.

Welington Vieira de Almeida

24-06-2019

Boa noite eu tenho uma parreira e os frutos do meu pé de maracujá estão com a casca áspera, como se tivesse espinhos.

Resposta do Portal Agropecuário

25-06-2019

Olá Welington Vieira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Pela descrição, não consigo imaginar qual pode ser a causa desses danos aos seus maracujás.

Sugiro que procure um Agrônomo, para que ele possa analisar os frutos e dizer o que pode estar causando esses danos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Ney Calcides Pereira

21-04-2019

Bom dia! Tenho uma parreira de maracujá já com várias frutas grandes porém ainda verdes. De três dias pra cá começaram a murchar as folhas e umas frutas parece que está morrendo os pés do maracujá. O que posso fazer para evitar isso. Obrigado

Resposta do Portal Agropecuário

23-04-2019

Olá Ney Calcides,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O problema relatado pode ser causado por diversos fatores, como deficiência nutricional, ataque de pragas e/ou doenças, problemas relacionado a irrigação, o que dificulta um pouco o diagnóstico do problema exato.

O ideal é que que você procure um engenheiro agrônomo, para que ele possa saber com exatidão qual o problema em seu parreiral.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Janilton jose da Costa Vargas

24-01-2019

Porque os frutos do meu pé de maracujá ficam com estrias quando estão ficando amarelados?

Resposta do Portal Agropecuário

24-01-2019

Olá Janilton,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, sugerimos que consulte um especialista na área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Arildo cuco

06-12-2018

Meu maracujazeiro doce está secando o caule, o que faço?

Resposta do Portal Agropecuário

07-12-2018

Olá Arildo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sem ver a planta fica difício avaliar o que está acontecendo.

Deu uma lida neste link, clicando aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

antonio luis Masculino silva

11-11-2018

sou pequeno produtor de maracuja os meu maracuja esta esta com a doença a mucha do maracuja favor me oriente um remedio ia dosagen por planta

Resposta do Portal Agropecuário

12-11-2018

Olá Antonio,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que consulte um agronomo ou técnico da área, visto que não é possível fazer um diagnóstico sem ver a planta.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto