Cupuaçu tem grande potencial para a indústria de alimentos

Dentre as inúmeras frutíferas exploradas comercialmente no Brasil, o cupuaçu tem despertado o interesse de muitos produtores brasileiros

O cupuaçu tem despertado o interesse de muitos fruticultores brasileiros

cupuaçu

Dentre as inúmeras frutíferas exploradas comercialmente no Brasil, o cupuaçu tem despertado o interesse de muitos produtores brasileiros, colocando-se, hoje, em lugar de destaque no ranking das frutas de maior valor comercial. Proveniente da região amazônica, o cupuaçu é uma fruta que tem grande potencial para a indústria de alimentos, sendo considerada excelente matéria-prima para fabricação de geleias, iogurtes, pudim, sorvete, picolés, licor, doce, biscoitos e outros subprodutos. Além disso, nos últimos anos, houve um grande crescimento de demanda por esta fruta para o consumo in natura.

A casca do cupuaçu, depois de seca e triturada, pode ser aproveitada como fertilizante; as amêndoas podem ser aproveitadas para a obtenção de chocolate, além de serem muito utilizadas pela indústria de cosméticos para a fabricação de cremes para a pele. Outro fator importante que estimula os investimentos no cultivo da cupuaçu é o mercado de consumo interno, pois o consumidor brasileiro tornou-se mais consciente da importância dos alimentos naturais para a saúde.

Entretanto, apesar desse potencial ser reconhecido, a exploração do cupuaçuzeiro ainda é semiextrativa, com raros plantios comerciais de porte. O rendimento alcançado por planta e por hectare vai depender, é claro, da variedade ou clone escolhido pelo fruticultor, além do clima, do solo, dos tratos culturais, da adubação, da irrigação e de outros fatores externos. O que se sabe é que, dependendo da variedade, um fruto do cupuaçuzeiro pode chegar a pesar quatro quilos.

A produção de frutos por planta é bastante variável e pode chegar até 40 unidades. Mas a produção média estimada é de 12 frutos por planta em cultivos implantados em solos de baixa fertilidade. Em um hectare de cupuaçu, em condições ideais de plantio, é possível prever uma produtividade em torno de 10 toneladas de fruta por ano. Os custos de implantação, manutenção e produção de um pomar também irão variar de acordo com o local onde ele será instalado, a finalidade da produção e os tratos culturais adotados.

Vale ressaltar que o sucesso do plantio vai depender diretamente das mudas. Pode-se adubar mais, aplicar mais defensivos, mas de nada adiantará se as mudas não tiverem uma boa qualidade. Existem várias formas de se obter a muda de cupuaçu. Em cultivos tradicionais, por exemplo, o processo mais usado é a propagação por sementes de frutos saudáveis. Pode ser feito também a propagação do cupuaçuzeiro por meio de enxertia.

Quanto ao plantio do cupuaçu, o sistema de plantio deverá permitir, além do desenvolvimento normal do cupuaçu, os tratos culturais e a colheita. Após o plantio, procede-se uma irrigação abundante, que deve ser feita a cada 10 a 20 dias, sempre que necessário, até o pegamento da muda.

Depois de plantado, o cupuaçuzeiro passa a emitir várias brotações que, se deixadas crescer livremente, formarão grandes árvores que dificultarão os tratos culturais. Por isso, é necessário que se faça algumas podas na planta. Além das podas de formação e podas de limpeza, o fruticultor também deverá realizar a capina, o coroamento e o aproveitamento dos restos culturais.

Passando à adubação, um sistema eficiente é o da fertirrigação, que leva os nutrientes às plantas por meio da água. Pode-se realizar a adubação do pomar, manualmente, espalhando-se o adubo no coroamento das plantas, ou então, em cova aberta, à altura da projeção da copa. Normalmente, aduba-se o cupuaçu três vezes por ano, sempre na época de chuva.

Para maiores informações, consulte o curso Produção de Cupuaçu, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito da implantação da cultura, propagação e formação da cultura, espaçamento e plantio, tratos culturais, pragas e doenças, entre outras. Leia também nosso outro artigo Limão Taiti - dicas a respeito do cultivo.

Beatriz Lazia 09-04-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.