Descubra como plantar uva

Descubra como plantar uva. Dentre as espécies mais comuns, temos a europeia Vitis vinífera e a norte-americana a Vitis labrusca.

Para plantar uva, é preciso conduzir a videira na horizontal (latada) ou na vertical (espaldeira), pois ela é uma planta trepadeira

Descubra como plantar uva

A uva vem de uma planta rústica, conhecida como videira, cultiva desde a antiguidade. Dentre as espécies mais comuns, temos a europeia Vitis vinífera e a norte-americana a Vitis labrusca. A primeira apresenta algumas variedades, como a Cabernet sauvignon (produz vinhos finos) e a segunda conta com variedades próprias para porta-enxerto ou para produzir frutas de mesa, como a Niágara rosada. Ambas as espécies se desenvolvem muito bem em clima mediterrâneo. Do plantio à colheita são cerca de 85 a 200 dias conforme o fotoperíodo da região e a temperatura.

Clima e temperatura

Entretanto, é possível cultivá-las em regiões com temperaturas entre 15 e 30°C, faixa extremamente favorável à fotossíntese e à produtividade da videira. Outro detalhe importante é evitar expor a parreira a ventos fortes - instale quebra-ventos no local. Se por um lado a uva não suporta ventos, por outro, ela requer alto índice de luminosidade - da florada à maturação dos frutos, além de índice pluviométrico entre 500 e 1,2 mil mm.

Condução da videira

Como é uma planta trepadeira, é impreterível a sua condução em uma estrutura estrategicamente planejada. Em geral, os ramos da videira precisam de apoio na horizontal, pois facilita o pleno desenvolvimento da planta. Geralmente, são utilizadas a pérgola ou a latada, estruturas compostas por malhas suspensas a dois metros do solo. Entretanto, para produção de vinhos finos, é utilizada a espaldeira, uma estrutura vertical, formada por postes e fios de arame, que lembram uma cerca.

Épocas de plantio

No caso de mudas de videira formadas por enxerto de raiz nua, a época mais propícia para o plantio ocorre de julho a agosto. Se forem mudas de torrão, o plantio pode ser realizado em qualquer período do ano, contanto que recebam irrigação adequada. Mas para dar maior segurança ao fruticultor, os especialistas recomendam os meses de outubro a dezembro devido ao bom índice pluviométrico do período. Quanto ao espaçamento (2x2 a 3x3 metros), ele depende da cultivar da uva e do sistema de condução da parreira.

Recomendações de poda

É essencial que o produtor de uvas realize as podas de formação e de produção da videira para aumentar a produtividade da planta e melhorar a qualidade dos cachos de uva. A primeira poda deve ser realizada do plantio da muda de uva até a videira alcançar formato e tamanho aceitáveis. O procedimento deve ser realizado, anualmente, quando a videira estiver em período de repouso, ou no momento em que aparecerem as primeiras brotações.

Fonte: Revista Globo Rural.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Fruticultura.

Confira o artigo "Jabuticabeira - a importância da poda para evitar fungos" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

 



Andréa Oliveira 08-02-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.